O mês de outubro registrou inflação em Santa Maria. Conforme o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), a inflação atingiu a casa de 0,80%. O resultado, segundo o economista e professor da Unifra Mateus Frozza, é puxado pelo reajuste nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. Segundo Frozza, esses itens – que tiveram os reajustes administrados pelo governo – foram determinantes para a inflação registrada no mês passado.
_ Agora é preciso observar que, por exemplo, o próximo mês deve trazer reajustes em outras frentes, como planos de saúde, energia elétrica e combustíveis _ afirma o economista.
O gás de cozinha, em Santa Maria, teve variação de 12% - o que representa um valor na casa dos R$ 70, segundo Frozza. O economista cita ainda a elevação no preço da gasolina que, atualmente, está na casa dos R$ 4,36.
Leia mais:
Queda nos preços do leite e da carne faz inflação recuar no mês de setembro em Santa Maria
Santa Maria cria mais de 600 empregos formais nos primeiros oito meses de 2017
Também houve elevação em itens no grupo da alimentação como a batata inglesa (19,1%), rúcula (15,7%). No grupo saúde, houve reajuste dos planos de saúde (4,1%) e nas consultas médicas (8%).
Fatores sazonais também aparecem, com a proximidade do fim do ano e do verão, conforme o economista. Segundo ele, os aparelhos de ar-condicionado tiveram alta de 4,6% e o preço da cerveja em lata subiu 14,7%.
Retomada da confiança
O economista avalia que, nesses 10 meses do ano, o saldo é de uma gradual e lenta recuperação da atividade econômica em Santa Maria. Para Mateus Frozza, os próximos meses serão de igual expectativa para dois setores: o da construção civil e a prestação de serviços.
Frozza cita que a chegada de estudantes – para cursar os ensinos médio e superior em Santa Maria – representa uma possibilidade de aumentar a venda e o aluguel de imóveis.