A produção industrial no Rio Grande do Sul registrou recuo de 2% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, pior resultado entre os locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa contraria a média nacional, que teve avanço de 4% no mesmo cenário. Em relação a julho, houve retração de 1,4% da indústria no Estado durante o oitavo mês de 2017.
Apesar das taxas negativas nas duas bases de comparação, o setor no Estado ainda tem crescimento acumulado de 0,4% nos últimos 12 meses. Já na soma dos resultados entre janeiro e agosto deste ano, o setor avançou 1,1%.
Colocando lado a lado agosto de 2016 e agosto de 2017, apenas Rio Grande do Sul (-2%) e Rio de Janeiro (-1,8%) registraram variações negativas. Na contramão, os resultados mais positivos ocorreram no Mato Grosso (15,8%), no Pará (9,3%) e no Paraná (8,8%). Com isso, entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE, 13 tiveram avanço.
Na relação entre julho e agosto, o cenário é menos favorável. Entre 14 locais pesquisados, foram registrados recuos em seis Estados — a média nacional teve baixa de 0,8%. As maiores retrações ocorreram em São Paulo (-1,4%), no Rio Grande do Sul (-1,4%), em Minas Gerais (-0,7%) e no Pará (-0,7%).