Com crescimento de 0,2% no segundo trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve desempenho baixo na comparação com as principais economias do mundo. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a atividade econômica do Brasil igualou Reino Unido e Portugal, mas ficou abaixo de China, Alemanha e Estados Unidos, por exemplo.
No topo, a economia chinesa avançou 1,7% no segundo trimestre – a China segue buscando uma transição entre o modelo de consumo para o de investimento, como espera o governo, e vem demonstrando sinais de estabilização.
Leia mais
PIB brasileiro avança 0,2% no segundo trimestre
Desemprego recua para 12,8% e atinge 13,3 milhões de brasileiros
Marta Sfredo: Sinais do PIB devem confirmar fim da recessão
Em seguida, aparecem o Japão (0,9%) e dois países sul-americanos: Chile (0,7%) e Colômbia (0,7%). O ranking leva em consideração apenas o crescimento percentual das economias dos países, sem incluir o total do PIB.
União Europeia, Estados Unidos, países da Zona do Euro e Alemanha avançaram 0,6% entre abril e junho de 2017. Abaixo, Coreia do Sul, México e França cresceram 0,5%. Já a economia italiana teve elevação de 0,4%.
Os dados sobre a África do Sul, a Rússia e a Índia ainda não foram divulgados. Junto ao Brasil, os países formam o grupo de economias mundiais emergentes.