É prematuro o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se posicionar sobre os efeitos da Operação Carne Fraca no setor de carnes, afirmou, nesta sexta-feira, a presidente da instituição de fomento, Maria Silvia Bastos Marques. O BNDES tem participações acionárias relevantes no JBS, no Marfrig e no Independência. Somente o primeiro está na lista dos 21 frigoríficos investigados na operação da Polícia Federal (PF).
– É muito prematuro para a gente ter algum posicionamento. Quando a gente conseguir ter alguma avaliação mais concreta sobre o impacto, se haverá ou não. Aparentemente, a coisa é restrita. Por ora, não estamos fazendo nada, estamos apenas acompanhando para entender o que está acontecendo – afirmou Maria Silvia, pouco antes de participar da abertura de um seminário promovido pelo BNDES, no Rio.
Leia mais
Redes de supermercado deixam de vender produtos de investigadas
Hong Kong retira do mercado carne importada do Brasil
Veja quais países restringiram importação de carne do Brasil após Carne Fraca
Vale
A executiva também negou interesse em assumir a presidência da Vale. O nome de Maria Silvia foi citado na imprensa como um dos possíveis para substituir Murilo Ferreira. Questionada se chegou a ser convidada, Maria Silvia respondeu:
– Cheguei, quando estava na (presidência da) CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e, naquela hora, o Benjamin (Steinbruch, controlador da CSN) me convidou para ir para a Vale, mas eu preferi ficar na CSN.
Questionada se o convite foi refeito, Maria Silvia disse:
– Não. Fui do conselho da Vale naquela época, já tive minha participação na Vale. Estou muito feliz no banco.
A executiva assumiu a presidência do BNDES em junho do ano passado.
Oi
Maria Silvia evitou ainda tecer comentários sobre o processo de recuperação judicial da operadora de telefonia Oi, da qual o BNDES é credor em cerca de R$ 3,3 bilhões. O banco possui também participação de 4,6% no capital social da Oi.
– Temos um conselheiro independente (na Oi), o plano (de recuperação) foi aprovado (no conselho). Vai haver uma assembleia de acionistas e uma assembleia de credores. Estamos analisando o plano e vamos nos posicionar, tanto na assembleia de acionistas quanto na de credores – disse Maria Silvia.
*Estadão Conteúdo