A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta na manhã desta sexta-feira, após o anúncio de redução nos preços do diesel e da gasolina feito pela Petrobras mais cedo.
Às 11h, o principal índice da bolsa registrava avanço de 1,25%, cotado a 61.879 pontos. A valorização é puxada por Petrobras, que sobe 3% na ação PN (preferencial, sem direito a voto), a R$ 16,23.
Leia mais:
Petrobras anuncia redução do preço da gasolina e do diesel
"A Petrobras daqui a cinco anos estará recuperada", diz presidente da estatal
Por que a Petrobras pode reduzir preço da gasolina em até 10%
Conforme Zulmir Tres, da Mestria Assessoria de Investimentos, o anúncio da estatal poderia impactar negativamente no valor das ações, uma vez que pode acarretar em uma redução na receita líquida da empresa.
_ Entretanto, outros ingredientes externos são favoráveis, o que fez com que o lado negativo deste anúncio passasse desapercebido pelo mercado _ explica.
Tres cita o preço do petróleo no mercado internacional, que sobe em torno de 1% e os dados econômicos favoráveis divulgados também durante a manhã pela China como principais elementos que animaram os mercados mundiais.
Um pouco mais cedo, a Petrobras anunciou uma redução de 2,7% nos preços do diesel e de 3,2% para a gasolina nas refinarias. Os novos valores entram em vigor a partir deste sábado.