Com uma receita equivalente a US$ 18,1 bilhões no ano passado, o grupo mexicano Femsa, com 125 anos de história, acumula negócios que vão além das bebidas. Além de ser o maior engarrafador Coca-Cola do mundo e ser o segundo acionista mais importante da cervejaria holandesa Heineken, com 20% do capital, cresce em setores como lojas de conveniência, comércio de combustíveis, farmácias e logística.
A empresa ingressou no Brasil em 2003 e desde lá vem fazendo uma série de aquisições. Em 2007, comprou a Matte Leão e, além dos principais refrigerantes da marca americana, fabrica e distribui outros produtos como sucos Del Valle, águas, néctares, isotônicos, energéticos, águas e chás.
O grupo soma, apenas no Brasil, nove plantas, 38 centros de distribuição, 18 mil funcionários e 49 marcas, distribuídos em 330 mil pontos de venda, que atendem 72 milhões de pessoas – número de consumidores superior ao que o grupo contabiliza no México e atrás apenas das Filipinas.
Leia mais:
Venda da operação da Coca-Cola no Estado passa por questão familiar
Em julho, mercado já falava sobre a venda da Vonpar para Femsa
Fábrica de chocolates mais antiga do país inicia vendas para Colômbia
A partir de 2013 também acelerou a compra de outros distribuidores independentes da Coca-Cola no Brasil, como a Vonpar. Arrematou, em um só ano, a Companhia Fluminense de Refrigerantes, por US$ 448 milhões e, por US$ 1,85 bilhão, a Spaipa, com sede em Curitiba, com atuação no mercado paranaense e paulista. Além do México e do Brasil, está em 12 países, incluindo América Central e Colômbia, Chile, Argentina, Venezuela e, na Ásia, nas Filipinas.
Depois do segmento de bebidas, o braço de lojas de conveniência, sob a bandeira Oxxo, é o mais importante. São 14 mil pontos no México e na Colômbia.
O grupo, que iniciou em 1890 pela iniciativa de cinco sócios como uma pequena cervejaria e fábrica de gelo na cidade de Monterrey, com 72 funcionários, emprega hoje 260 mil pessoas em 12 países, onde atende e 357 milhões de consumidores.
No Brasil, o próximo passo é entrar nos setor de lácteos, mercado que já começa avançar no México e na América Central.
O grupo
Fundação: 1890
Receita global: US$ 18,1 bilhões
Setores: Bebidas, lojas de conveniência, farmácias, distribuição de combustíveis, logística e lácteos.
Bebidas
Consumidores no mundo: 357,6 milhões
Plantas: 63
Centros de distribuição: 237
Funcionários: 99 mil
Pontos de venda: 2,7 milhões