A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, uma redução nas tarifas de energia de quatro distribuidoras que atendem municípios no Rio Grande do Sul. Os novos valores passam a valer na sexta-feira.
Para as unidades atendidas pela Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar), a queda no preço da tarifa será de 14% para consumidores residenciais e de 15,29% para indústrias. A distribuidora atende 36,2 mil usuários nos municípios de Carazinho, Coqueiros do Sul, Chapada, Santo Antônio do Planalto, Colorado e Selbach.
Leia mais
Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo quarto mês seguido
Barbada ZH: proteja-se do frio sem comprometer as finanças
Quatro aplicativos gratuitos para reduzir o tamanho da conta de luz
Para os clientes residenciais atendidos pelo Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), a redução será de 9,57% nas tarifas. As indústrias terão redução de 9,42%. A empresa atende 31,9 mil usuários em Ijuí.
Variação
Os 17,8 mil clientes do município de Panambi atendidos pela Hidroelétrica Panambi (Hidropan) terão redução de 10,59% para consumidores residenciais e de 13,77% para indústrias.
A distribuidora Muxfeldt Marin & Cia (Muxenergia) terá redução de 13,72% nas tarifas de consumidores residenciais e de 16,78% para consumidores industriais. A empresa atende 10,9 mil usuários em Tapejara.
Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste das tarifas a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição são atualizados com base no IGP-M.
*Agência Brasil