A agência do Sine de Caxias do Sul abriu as 7h15min desta sexta-feira para atender os primeiros trabalhadores que buscavam uma das 51 vagas oferecidas no projeto Empregar RS. As vagas são para as áreas do comércio, indústria e serviços. Até as 8h30min, 205 das 245 fichas de atendimento já tinham sido distribuídas. O atendimento da feira de empregos ocorre até as 17h.
Leia mais
Empresas selecionam candidatos para mais de 3 mil vagas de emprego em 77 municípios gaúchos
Segundo o coordenador do Sine Caxias, Max Motta Rodrigues, os atendimentos na agência serão exclusivos para as vagas oferecidas para o Empregar RS. Ele comenta que a expectativa era oferecer mil vagas para os caxienses.
– Não chegamos ao número de vagas que pretendíamos, mas, diante da crise, não dá para dizer que não tivemos êxito – disse Rodrigues.
Morador do bairro Bom Pastor, Márcio Nunes enfrentou o frio e a neblina desta sexta-feira e chegou ainda durante a madrugada atrás de uma vaga de emprego. Ele chegou na fila do Sine às 4h e foi o primeiro da fila.
– Fui encaminhado para uma vaga de operador de empilhadeira. Vou agendar a entrevista assim que chegar em casa – disse Nunes, que está desempregado há quase dois meses.
Tuani Richter, 22 anos, desempregada há um ano e meio, também chegou cedo em busca de uma vaga de emprego. Ela foi encaminhada para uma vaga de auxiliar de escritório, com salário de R$ 1 mil.
– Vou ligar para marcar a entrevista. Espero conseguir o emprego. É triste não encontrar trabalho. A gente não acha e começa a desanimar.
O Empregar RS está sendo realizado em 77 municípios do Rio Grande do Sul. Ao todo, 3,3 mil vagas estão sendo ofertadas em mais de 200 empresas e 126 instituições parcerias. Realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o mutirão tem como objetivo aproximar empresas que necessitam contratar profissionais e trabalhadores que buscam uma oportunidade de emprego.