Com a indagação "Quem move o mundo?" servindo como tema principal, começa nesta segunda-feira na Capital o 29º Fórum da Liberdade. Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento que se encerra nesta terça-feira reúne pensadores, economistas, empresários e políticos do Brasil e do Exterior para uma reflexão sobre quem são os agentes que impactam a sociedade de forma positiva.
– Para nós, são o empreendedorismo, as empresas e os indivíduos produtivos, racionais e coerentes. Nossa intenção é debater isso. No time de diferentes palestrantes alguém também pode apontar o Estado como motor da sociedade – pontua o presidente do IEE, Ricardo Heller, ressaltando que a intenção é promover a troca de ideias, apesar da inclinação liberal do fórum.
O tema deste ano é inspirado na obra "A revolta de Atlas", da filósofa e escritora russo-americana Ayn Rand . Na trama, uma empresária enfrenta uma série de dificuldades impostas pelo Estado para manter uma companhia ferroviária fundada pelo avô.
Leia mais:
Ano passado, evento discutiu "caminhos para a liberdade"
Sessão da comissão de impeachment começa às 10h desta segunda
Leia as últimas notícias do dia
– É uma obra que retrata um cenário distópico, de uma sociedade corrompida, retratando um panorama parecido com o que estamos vendo no país, onde os políticos têm uma forte impacto na economia e na atividade empresarial de uma forma negativa – observa.
Heller lembra que, quando o IEE começou a pensar o evento, ainda ano passado, a intenção era ter um caráter voltado ao empreendedorismo e ao mundo empresarial. O recrudescimento da crise política, entretanto, torna inevitável que as questões relacionadas à corrupção, à Operação Lava-Jato e à possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff acabem permeando as palestras e os debates.
Entre os principais convidados internacionais estão Joe Quirk, do The Seasteading Institute, organização que propõe a criação de cidades marítimas, o ex-ministro de Finanças da Grécia, Filippos Sachinidis, e os ex-presidentes da Bolívia, Jorge Quiroga, e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Herrera. Do mundo corporativo brasileiro, destaque para Salim Mattar, fundador da Localiza, Guilherme Telles, diretor-geral da Uber Brasil, e Alexandre Birman, diretor-presidente da Arezzo. O diretor-presidente da Lojas Renner, José Galló, receberá o Prêmio Libertas.
Pelo segundo ano consecutivo, os participantes poderão usar um aplicativo para acessar informações sobre o evento, conhecer os palestrantes e enviar perguntas que poderão ser selecionadas pelos mediadores dos debates.
SERVIÇO
29° Fórum da Liberdade
Quando: hoje e amanhã
Onde: Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 41)
Inscrições: www.forumdaliberdade.com.br
Quanto: R$ 30 para estudantes e R$ 80 para demais interessados
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira
17h – Painel de boas-vindas: Definindo a Liberdade
Guilherme Fiuza (jornalista e escritor), Leandro Narloch (jornalista e escritor) e Rodrigo Marinho (presidente do Instituto Liberal do Nordeste). Mediação: Lys Lenhart (diretora de Relações Institucionais e Fórum da Liberdade)
18h30 – Abertura oficial
Prêmio Libertas: José Galló (diretor-presidente da Lojas Renner)
Prêmio Liberdade de Imprensa: Diego Casagrande (jornalista)
19h30 – Painel: Terra Brasilis
Salim Mattar (fundador e chairman da Localiza), Marcos Troyjo, (diretor do BRICLab na Universidade Columbia, NY), Sérgio Maia, presidente da ADVB/RS. Mediação: Ricardo Heller (presidente do IEE)
Nesta terça-feira
9h – Painel: Admirável Mundo Novo
Tim Parsa, (diretor-geral da Uphold Mexico), Eduardo Lyra (empreendedor social), Guilherme Telles (diretor-geral da Uber Brasil). Mediação: Giovana Stefani (diretora de Comunicação do IEE)
10h30 – Painel: Competição e Atividade Empresarial
Stephen Hicks (filósofo e professor na Rockford University, Illinois, EUA), Guilherme Afif (presidente do Sebrae Nacional) e Alexandre Birman, (diretor-presidente da Arezzo). Mediação: Mauro Zaffari, diretor financeiro do IEE
14h – Painel: Por Que as Nações Fracassam?
Filippos Sachinidis, (ex-ministro de Finanças da Grécia), Bruno Garschagen (cientista político) e Jorge Quiroga (ex-presidente da Bolívia). Mediação: Thobias Zamboni, diretor de Eventos do IEE
15h30 – Keynote:
Joe Quirk, Autor e Diretor de Comunicação – The Seasteading Institute
16h – Painel: Anatomia do Estado
Luis Alberto Lacalle Herrera (ex-presidente do Uruguai) e Adriano Gianturco (professor do Ibmec de Belo Horizonte). Mediação: Paulo Fuchs, diretor de Formação do IEE
17h30 – Keynote:
Arnaldo Jabor, (cineasta e jornalista)
18h – Painel de encerramento: Quem é John Galt?
Yaron Brook, (diretor-executivo do Ayn Rand Institute), Eduardo Marty (fundador da Junior Achievement Argentina) e David Coimbra, jornalista e colunista de Zero Hora. Mediação: Rodrigo Tellechea, vice-presidente do IEE.