O dólar operou em baixa nesta segunda-feira e fechou a R$ 3,4946 com variação negativa de 2,83%. Na abertura, a moeda era cotada a R$ 3,5681, mas as expectativas sobre o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff deixaram os investidores de olho em Brasília.
Nesta segunda, a comissão de impeachment da Câmara dos Deputados se reúne para discutir o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) sobre o processo. A crescente adesão de deputados à campanha pelo afastamento da presidente, como mostram levantamentos, tem sido bem recebida no mercado, que entende que a manobra poderia ajudar a trazer de volta a confiança no Brasil.
Leia mais
Relatório Focus: mercado baixa estimativa para a inflação em 2016
Por que o dólar alto não garante aumento das exportações
VÍDEO: por que o dólar e a bolsa oscilam durante a crise política
Bovespa
O principal índice da Bolsa de Valores, Ibovespa, encerrou a segunda-feira em queda de 0,25% a 50.165,48 pontos. Pela manhã, o índice chegou a subir mais de 1%, mas o movimento se inverteu no fechamento. Com o resultado, a Bovespa acumula alta de 0,22% no mês e valorização de 15,72% no ano.
As ações preferenciais e ordinárias da Vale obtiveram alta, de 5% e 4,5%, respectivamente. O mesmo aconteceu com as ações do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, com aumentos de 3,06%, 2,12% e 0,5%, respectivamente. Já as ações da Petrobras apresentaram queda, no caso das ordinárias (-0,67%) e alta nas preferenciais (1,57%).