Os trabalhadores da Ecovix cruzaram os braços e fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira devido ao atrasos nos vencimentos de novembro e da primeira parcela do 13º salário. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, Benito Gonçalves, diz que a empresa deveria ter feito o pagamento ainda na semana passada. Nesta sexta-feira, o estaleiro informou que não tinha recursos. Os atrasos atingiram cerca de 5,5 mil trabalhadores, entre diretos e indiretos.
No final da tarde, porém, a empresa depositou os valores, confirmou o sindicato. Mesmo assim, uma assembleia marcada para segunda-feira deve decidir os próximos passos da mobilização dos trabalhadores em virtude dos constantes atrasos. Zero Hora não conseguiu contato com a Ecovix. O estaleiro é controlado pela Engevix, uma das empreiteiras envolvidas na Operação Lava-Jato. A Ecovix constrói cascos de plataformas para a Petrobras em Rio Grande.
Pela manhã, os trabalhadores fizeram um protesto trancando vias em pontos próximos à zona portuária e ateando fogo em pneus. Durante a manifestação, três funcionários de uma outra empresa foram impedidos de passar e tiveram o veículo onde estavam apedrejado. Em reação, disparam tiros. Uma pessoa teria sido ferida por estilhaços. Depois, os três acabaram detidos.