Esta quarta-feira (23) é o último dia em que as lojas do centro de Santa Maria ficarão abertas até as 22h. E este deve ser o dia de maior movimento nas compras, principalmente se o tempo ajudar.
Com isso, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria espera um aumento nas vendas de Natal em relação ao ano passado. Devido à crise, o número não será muito alto: 3% em relação a 2014, número que é suficiente para empatar os valores do ano passado.
"Em dezembro, houve uma reação - não da forma que nós imaginávamos, em função do clima, mas houve. Essa reação conseguiu diminuir a queda que havia se acentuado a partir de agosto. Com isso, com o crescimento das vendas de Natal, devemos fechar o ano com empate técnico em relação a 2014", explica o presidente da CDL Santa Maria, Ewerton Falk.
Mesmo com a chuva, o movimento pouco diminui: o que acontece é que muitas vezes ele é deslocado da rua para os shoppings. Segundo a Brigada Militar, por exemplo, cerca de 50 mil pessoas circulam diariamente no centro, e em torno de 15 mil no Royal Plazza Shopping.