Não é por culpa da crise, nem por falta de esforço de empreededores locais, mas quem sonha com uma unidade da Starbucks em Porto Alegre terá de esperar ao menos até 2017.
A coluna foi checar o interesse da rede movida por um comentário de leitor no site zerohora.com, que reclamava a falta da cafeteria na expansão do Iguatemi. O shopping até tentou, mas não levou. Ouviu da rede que não havia plano de desembarque em Porto Alegre em 2016.
Foi a mesma justificativa dada ao BarraShoppingSul quando, em outro momento, tentou trazer a marca.
A Starbucks confirmou à coluna: não tem planos de curto prazo para se instalar em Porto Alegre.
A estratégia da rede, que em 2016 fecha 10 anos no Brasil, é consolidar a atuação nos maiores mercados antes de se expandir para outras praças. Exemplo disso é o McDonald's. A maior rede de fast-food do mundo entrou no Brasil em 1979, pelo Rio de Janeiro, mas só desembarcou por aqui uma década depois, em 1989. Embora esteja dentro do prazo por essa comparação, há uma diferença relevante. Desde 2010, a Starbucks é dona de todas as suas lojas no Brasil. Com a administração centralizada, a logística para se espalhar em um país do tamanho do Brasil fica mais complexa.
A Starbucks tem 105 lojas no país, concentradas em São Paulo e Rio de Janeiro – capitais e interior.