O Ministério da Fazenda vai propor o pagamento em duas parcelas da antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A intenção da equipe econômica é liberar o pagamento de 25% do valor total do 13º em setembro e 25% em outubro.
Os 50% restantes seriam pagos normalmente em dezembro. A proposta de parcelamento ainda depende de aval da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), desde 2006 a antecipação é paga em agosto.
Governo não deve pagar adiantamento do 13º salário a aposentados em agosto
Governo decide manter adiantamento do 13º salário para aposentados, afirma jornal
De acordo com Carlos Ortiz, presidente do Sindnapi, este ano os aposentados foram informados previamente, em uma reunião no Ministério da Previdência Social, que o pagamento não estava garantido. Por isso, na terça-feira, o sindicato entrou com ação no Supremo Tribunal Federal.
Segundo Ortiz, o sindicato é contra o parcelamento proposto pela equipe econômica.
Dilma veta reajuste a aposentados aprovado pelo Congresso Nacional
Leia as últimas notícias
- Somos contra, porque, na verdade, a antecipação já é a metade [do valor do 13º]. O benefício do aposentado e pensionista não é crediário. O aposentado conta com esse dinheiro - afirmou.
*Agência Brasil