A Petrobras apresentou ao mercado três modelos para a venda de sua subsidiária Transportadora Associada de Gás (TAG), empresa que controla a malha brasileira de gasodutos, conforme publicou, nesta quarta-feira, o jornal Folha de S. Paulo.
O modelo mais ousado prevê a transferência de 80% do capital e da operação para o novo controlador. A venda da TAG é parte do pacote de desinvestimento anunciado pela estatal dentro do esforço para reduzir o endividamento. Também estão no pacote a Gaspetro, que concentra participações em distribuidoras de gás canalizado, térmicas e áreas exploratórias no pré-sal.
Segundo a Folha apurou, a possíveis investidores têm sido apresentadas três propostas: venda de 80% com transferência do controle e venda de fatias de 49% ou 60%, com manutenção do controle estatal. Não há ainda definição sobre qual será adotado.
Leia as últimas notícias do dia
Procurada pela Folha de S. Paulo, a Petrobras não se pronunciou sobre o assunto. Em seu balanço financeiro de 2014, informou que a TAG fechou o ano com lucro de R$ 572 milhões e patrimônio líquido de R$ 6,6 bilhões.
A empresa deverá ser fatiada em duas companhias regionais -uma com os ativos das regiões Norte e Nordeste e outra com Sul e Sudeste- respeitando termo de compromisso firmado em 2003 com a ANP (agência reguladora), o que pode empurrar a venda para o ano que vem. A Folha apurou que um plano de cisão já foi apresentado à ANP.
* Zero Hora