No programa de concessões anunciado nesta terça-feira pelo governo, o que menos importa é o valor previsto, de R$ 198 bilhões. Depois do fiasco da tentativa anterior que buscava desentravar investimentos em logística mas não saiu do lugar, o Planalto mostrou capacidade de aprendizado e revisão dos equívocos. Sempre provocada a pronunciar mea culpa, a presidente Dilma Rousseff fez um discurso de contrição espontâneo nesta terça:
- Nós aprendemos conosco, e esse programa reflete esse aprendizado.
Aeroporto e quatro rodovias federais gaúchas estão no plano federal de concessões
O reconhecimento de que, desta vez, há uma chance de os projetos deixarem o papel veio do presidente da União Internacional de Ferrovias na América Latina, Guilherme Quintella:
- Acabou a dúvida regulatória.
O lançamento do pacote para facilitar o transporte é apenas o primeiro passo de um longo caminho, mas desta vez ao menos não há obstáculo nos primeiros cem metros.
A desvalorização do real e a fragilização das grandes empreiteiras podem abrir caminho para investidores internacionais. Apostar no Brasil, graças ao câmbio, ficou mais barato. Mas eles só vão avançar se a relação entre oportunidade e risco for equilibrada.