Primeiro, foram as pendências com a prefeitura para assegurar o fluxo no entorno, depois um longo embargo por parte da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) atrasaram a ampliação do Shopping Iguatemi de Porto Alegre. Em vez de ficar pronta para o Natal deste ano, como era previsto, deve ser inaugurada em abril de 2016. Os cem novos lojistas estão sendo informados.
Gerente-geral do shopping, Nailê Santos avisa que, até para compensar o fato de a obra não estar pronta, a decoração de Natal deste ano terá cuidado especial, com tema balonismo, assinado pela decoradora Cecilia Dale. Haverá até um balão interativo para que as crianças tirem sua curiosidade.
Leia todas as colunas de Marta Sfredo
Segundo Nailê, na maioria dos shoppings as decorações de Natal rodam de um empreendimento para outro, mas no Iguatemi cada uma é, pelo menos, inédita. Pode ir para outros shoppings depois, mas é inédita. E é um fator de atração de visitantes para a temporada mais quente de vendas.
- Vamos fazer do limão uma limonada - observa Nailê.
Para conciliar a previsão de estreia no Estado de lojas que abririam com a ampliação, foram montadas operações especiais. Uma é a unidade "pop up" (loja temporária) da rede francesa de cosméticos Sephora, alvo de romaria de mulheres e homens mundo afora, que abre já no próximo mês no Iguatemi. Quando tudo estiver pronto, a loja definitiva terá 500 metros quadrados.
Com a ampliação concluída, a gerente-geral do shopping calcula que o número de empregos deva aumentar 50%, dos atuais 5 mil para 7,5 mil. Um detalhe interessante das obras é o cuidado para preservar a árvore-símbolo do Iguatemi, como mostra a foto.