A crise econômica no Brasil vai piorar - e a culpa é, principalmente, das decisões internas do país e não de fatores externos. É essa a mensagem do editorial do jornal britânico Financial Times (FT) desta segunda-feira.
Jornal Financial Times critica governo de Dilma
Caso da Petrobras ameaça o "boom" do Brasil, diz Financial Times
Financial Times: Brasil está à beira de ser superpotência
O Brasil é assunto frequente do jornal, que já considerou o país uma "potência". Porém, dessa vez, o FT disserta sobre a crise brasileira - com racionamento d'água, alta do dólar, possível recessão, e fraudes na Petrobras - e afirma: é provável que a situação fique ainda pior.
De acordo com o texto, durante a década de 2000 o Brasil aproveitou o "boom" dos commodities e do crédito, estava "colhendo os benefícios da globalização, sem qualquer disciplina" e, ao contrário do que o governo diz, a culpa dos problemas econômicos atuais é de fatores internos. Para argumentar, o jornal evoca os vizinhos "mais orientados ao mercado" como Chile, Colombia e Peru que, segundo o editorial, "aproveitaram similar boom de commodities e crédito, mas sem a mesma ressaca".
Mas não é tudo negativo para o Brasil. Apesar de estar próximo do "pior desempenho desde 1931", o texto lembra que o país está longe de voltar a hiperinflação e que as instituições, especialmente o judiciário, estão firmes. Como exemplo, o editorial cita o julgamento do mensalão e o caso de Eike Batista. "Isso seria impensável alguns anos atrás, quando a impunidade reinava", afirma o texto.
*Zero Hora