A presidente Dilma Rousseff vai mudar toda a diretoria da Petrobras. A saída da presidente da companhia, Graça Foster, vai ocorrer em questão de dias e está atrelada apenas à aprovação do balanço do terceiro trimestre de 2014 da estatal.
Dilma conversou com Graça durante três horas na terça-feira, no Palácio do Planalto, e comunicou a decisão. O governo procura agora um nome do mercado para substituir a executiva.
Marta Sfredo: não mudou nada na Petrobras (ainda)
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Abaixo, ZH especula quem pode assumir o posto máximo da estatal.
Nomes em avaliação para assumir a Petrobras:
Roger Agnelli
Presidente da Vale entre 2001 e 2011, elevou o lucro em 1.241%. Sua saída deu-se por pressão de Lula e Dilma. Hoje, tem uma empresa para investir em projetos de áreas de infraestrutura e mineração.
Rodolfo Landim
Ex-presidente de duas subsidiárias da Petrobras, BR Distribuidora e Gaspetro, esteve por 26 anos na estatal. Na iniciativa privada, passou por três empresas de Eike Batista. É sócio-diretor da Mare Investimentos.
Henrique Meirelles
Ex-presidente do Banco Central entre 2003 e 2011, foi o escolhido por Lula para começar a dar credibilidade a sua gestão. Chegou a ser cogitado para o Ministério da Fazenda após a reeleição de Dilma.
Claudio Galeazzi
Presidente da BRF até o final de 2014, tem uma trajetória conhecida no mercado como um executivo especialista em cortar custos e revigorar empresas.
* Zero Hora