Cortes de energia elétrica que teriam sido orientados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afetaram três regiões do país na tarde nesta segunda-feira: Sul, Sudeste e Norte. No Rio Grande do Sul, CEEE, RGE e AES Sul confirmaram a redução no abastecimento.
Conforme a CEEE, foram realizados cortes de cargas das 15h15min às 15h58min. Esses cortes foram localizados e não geraram apagões, mas serviram para adequar a capacidade de abastecimento. A empresa não comentou os critérios do ONS para orientar os cortes de energia.
Já a AES Sul confirmou cortes das 15h às 15h40min. A RGE, que também confirmou a redução no abastecimento, não especificou o horário.
Conta de luz pode ficar até 55% mais cara no RS em 2015
Em São Paulo, falta de energia afetou funcionamento do metrô
A distribuidora de energia elétrica AES Eletropaulo, concessionária que opera na Grande São Paulo, informou que teve de cortar 700 megawatts da energia distribuída na tarde desta segunda-feira, seguindo orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A redução do fornecimento afeta a operação do metrô. Duas estações da linha amarela estão fechadas em razão da falta de energia elétrica, segundo o consórcio Via Quatro, que administra a linha. As estações Luz e República estão inoperantes sem previsão de reabertura. As outras cinco estações da linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantan) operam normalmente.
A fala de energia, segundo a concessionária, ocorre na região da Luz, no centro da capital. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as demais linhas da cidade operam normalmente. A linha amarela é a única concedida a iniciativa privada.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
* Zero Hora, com agências