Buscapé
Uma das startups pioneiras no Brasil, a Buscapé Company começou com um site fundado em 1999 por três colegas de faculdade. Foi comprada em 2009 pelo grupo Naspers por US$ 342 milhões, em um dos maiores negócios da internet brasileira. O conglomerado sul-africano de mídia levou 91% do Buscapé. O Naspers tem ainda 30% da Editora Abril e é dono de empresas de telecomunicação, internet e entretenimento na África, China, Índia, Leste Europeu e outras partes do mundo.
No início do mês, a Buscapé anunciou que vai expandir as operações para além da América Latina e estrear em mercados da Europa e da África. Serão incorporados mais 13 sites estrangeiros de comparação de preços, que já faziam parte do Naspers. Juntos, formarão o maior grupo do setor no mundo - com audiência mensal de 120 milhões de usuários, segundo a Buscapé.
No ranking brasileiro dos sites de comparação de preços, é o primeiro, seguido por Uol Shopping, Zoom e Google Shopping. Hoje tem 30 milhões de usuários únicos no Brasil, somando os acessos por desktops e dispositivos móveis.
Peixe Urbano
Três amigos com currículo fundaram o site no início de 2010, no Rio. Julio Vasconcellos trabalhara em diferentes startups no Vale do Silício e foi o primeiro gerente de desenvolvimento do Facebook no Brasil. Emerson Andrade trabalhava para a Microsoft, em Seattle, e havia iniciado sua carreira na Amway, gerenciando mais de 10 mil pessoas em sete países aos 20 anos de idade. Alex Tabor ajudara a desenvolver a Power.com, startup integradora de redes sociais que conquistou mais de 15 milhões de usuários. O encontro foi casual:
Vasconcellos fez MBA na Universidade de Stanford com Andrade e conheceu Tabor durante um voo entre o Rio e San Francisco em 2004.
Primeira a introduzir o conceito de compras coletivas na América Latina, a empresa sacudiu o comércio eletrônico para serviços locais. Com mais de 20 milhões de usuários, hoje tem como sócio o apresentador Luciano Huck e conta com investimentos de seis grandes fundos. Em janeiro de 2012, foi eleita a melhor startup internacional do ano pelo Crunchies Awards, principal premiação dos EUA para startups.
Dafiti
Ao chegar ao Brasil, em 2010, o empresário alemão Malte Horeyseck, 30 anos, trazia lembranças das férias no Rio e em Salvador, três anos antes. Para ele, Capodarte, Dumond ou Azaleia não passavam de palavras quase impronunciá­veis - que teve de aprender na marra para criar a loja online de calçados Dafiti.
Logo que chegaram a São Paulo, ele e os três sócios - o também alemão Malte Huffmann, o francês Thibaud Lecuyer e o brasileiro Philipp Povel - alugaram um escritório onde ficaram por dois meses disparando telefonemas para fabricantes nacionais de sapatos. Em um ano, eles não apenas dominaram o português como também construíram um negócio que cresce com rapidez. Na semana que passou, a loja virtual recebeu um investimento de capital de US$ 15 milhões por parte da Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation), ligada ao Banco Mundial.
O Dafiti Group conseguiu atrair US$ 275 milhões em financiamentos de investidores como Investment AB Kinnevik, bem como JP Morgan, Quadrant Capital Advisors e Teachers'.