Décadas antes de revolucionar o mundo com o iPhone e o iPad, a Apple transformou a computação pessoal com a criação do Macintosh. A possibilidade de controlar o simpático computador, conhecido carinhosamente como Mac, clicando em ícones com um mouse abriu as portas da computação para a população.
Milhares "applemaníacos" são esperados para uma festa de aniversário nesse fim de semana num centro de artes no Vale do Silício, próximo da sede da empresa - que fica na cidade de Cupertino.
O Macintosh, cuja apresentação completa 30 anos nesta sexta-feira (veja vídeo com a apresentação), foi a base da lendária rivalidade entre o fundador da Apple, Steve Jobs, e o dono da Microsoft, Bill Gates.
- Nós não inventados nada, mas fizemos tudo ficar acessível e fácil - disse o ex-empregado da Apple Randy Wigginton. - Foi o primeiro computador que a pessoas usaram e pensaram "isso é legal".
Antes do Mac ser apresentado, no dia 24 de janeiro de 1984, os computadores eram máquinas usadas no trabalho, comandados por textos que pareciam uma língua morta para quem era não programador de softwares.
- A interface do Mac depois foi copiada pela Microsoft, que chamou ela de Windows - disse Dag Spicer, chefe de conteúdo do Museu da História do Computador, no Vale do Silício.
Anúncio baseado no livro 1984
A Apple antecipou a chegada do Mac com um comercial na televisão, baseado no livro "1984", de Orson Welles, mostrando um ataque ao mecanismo de controle da sociedade mostrado no livro, para representar a inovação que computador trazia.
O anúncio, dirigido por Riddley Scott, foi ao ar num horário caro e concorrido da televisão americana, o intervalo do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano. Foi um "grande ataque" à IBM, na opinião de Daniel Kottke, que fazia parte da equipe original do Mac.
VÍDEO: veja o comercial de lançamento do primeiro Mac
- Dentro da Apple havia uma forte impressão de que aquilo não era apropriado, foi uma grande disputa - disse Kottke.
Houve uma intenção de deixar o preço do Mac acessível ao consumidor, numa época que computadores custando $10.000 eram comuns. Apesar de um clique para abrir um arquivo parecer uma coisa simples, a demanda de memória e processamento era enorme, dentro dos limites da computação naquela época.
Por isso, a ideia original de lançar o Macintosh com uma memória RAM de 64kbs ao preço de US$1.000 foi substituída por um de 128kbs e US$2.500.