O brasileiro está mesmo revoltado com o pouco caso com que é tratado por prestadores de serviços. Nas companhias telefônicas, com algumas exceções, o atendimento é bem ruim - do call center a lojas presenciais, deixa muito a desejar. São cobranças indevidas, programas e planos mal explicados. Ou seja, a insatisfação é enorme - reportagem de ZH de segunda-feira mostrou as reclamações dos veranistas sobre o serviço da internet no Litoral. Que, por sinal, piorou em relação ao veraneio passado. Difícil entender, mas a verdade é que deixa os consumidores para lá de irritados.
Por isso, não surpreende o levantamento divulgado nesta segunda-feira sobre o fato de 4 milhões de usuários de telefones terem trocado de operadora no ano passado, conservando o mesmo número - a chamada portabilidade numérica.
Não está identificado o motivo das trocas, mas a prestação insatisfatória do serviço deve ser uma das razões. Só aqui no Estado, foram 304,23 mil, das quais 67,74% na telefonia móvel, mostra a Associação de Recursos em Telecomunicações. Chama a atenção a alta na troca dos telefones fixos, que subiu quatro pontos percentuais em relação a 2012.
Desde o final de 2008, quando a portabilidade passou a vigorar no país, até o último dia do ano passado, as trocas somaram 22,08 milhões. Alguém tem dúvidas do motivo?