A Telecom Italia negou nesta sexta-feira ter recebido uma oferta de compra da sua filial brasileira, a TIM, pelo grupo espanhol Telefónica. Os boatos sobre um possível negócio fizeram com que o valor das ações da operadora de telecomunicações disparassem nesta sexta-feira.
- No que diz respeito às informações não confirmadas na imprensa, a Telecom Italia declara não estar a par de nenhuma oferta sobre a TIM Brasil e volta a repetir que a empresa brasileira é um ativo estratégico - afirma um comunicado.
As notícias divulgadas pelo jornal econômico Il Sole 24 Ore geraram uma alta de até 6% nas ações da empresa na Bolsa de Milão. Segundo o jornal, que não cita fontes, o grupo espanhol Telefónica, principal acionista da Telecom Italia, teria feito uma oferta para comprar a TIM, que depois operaria em conjunto com a América Móvil e a Oi-Telemar.
A oferta estaria em "uma fase avançada de elaboração" e poderia ser apresentada no fim de janeiro, segundo o jornal.
Em dezembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a participação da Telefónica em duas empresas, Vivo e TIM, não é compatível com as normas da concorrência.