Para dar conta do esperado aumento no número de passageiros durante as festas de fim de ano e férias, autoridades aeroportuárias iniciam nesta sexta-feira uma ação de reforço operacional nos 12 principais aeroportos do país - localizados nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife e Campinas. A chamada Operação Fim de Ano vai até o dia 13 de janeiro.
- O dia de pico será 20 de dezembro, com a maior pressão. Para esse dia, estarão mobilizados todos os operadores e as companhias aéreas. A expectativa é ter um período de festas, se não melhor, pelo menos igual ao do ano passado, que foi relativamente tranquilo - disse o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, após reunião com integrantes da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai ativar planos de emergência para melhorar a oferta de informações aos passageiros quando houver algum problema nos aeroportos e reforçar a equipe de funcionários que circularão nos saguões para orientar os usuários e das atividades operacionais.
As empresas aéreas vão colocar 15 aviões de reserva no período e ampliarão o número de tripulantes, funcionários do check-in e equipes em solo, mantendo 97% dos funcionários trabalhando. Nos horários de pico, todos os guichês de "check-in" deverão estar em funcionamento.
- O total de efetivo em treinamento obrigatório e em férias no mês de dezembro é só 3%. Em períodos normais, esse número vai para 7% a 8% - disse o consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Adalberto Febeliano. Além disso, as companhias aéreas vão antecipar a manutenção programada das aeronaves.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai intensificar a fiscalização nos 12 principais aeroportos com 315 funcionários trabalhando em turnos durante o período. Nos aeroportos internacionais de Brasília, Guarulhos e do Rio de Janeiro, a fiscalização será feita 24 horas. A prática de "overbooking" estará suspensa no período.
- Nesta época do ano, todas as aeronaves estão cheias. Neste período, as empresas se comprometem a não fazer essa prática em hipótese alguma - disse o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.
Check-in eletrônico
Moreira Franco também fez um apelo para que os passageiros façam o "check-in" eletrônico.
- Esperamos que os passageiros cheguem com seu check-in pronto. As companhias vão colocar espaços de bagagem exclusivamente para as pessoas que tiverem feito o check-in eletrônico - informou.
A Infraero informa que o fluxo estimado para dezembro e janeiro alcança 26, 37 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa, um aumento de 2,42% em relação ao mesmo período do ano passado.