Um novo edital do programa CNH social deve ser lançado até março do ano que vem. O processo já está sendo preparado. O número de vagas deve aumentar das sete mil lançadas no edital atual para 10 mil no próximo. Isso porque a previsão inicial de interessados feita pelo Detran-RS foi superada com folga. No começo, o departamento pensava em 150 mil inscritos, e neste sábado foi confirmado que 171.294 fizeram a inscrição. O diretor-presidente do Detran-RS, Leonardo Kauer, admite que isto causou filas nos centros de cadastramento de assistência social, problema que espera resolver até março.
"Estamos tentando aperfeiçoar nossa relação com os municípios para que possamos ter um atendimento melhor na assistência social, que também é responsável por parte do nosso projeto pois faz a inscrição no CadÚnico. Teve filas muito grandes e talvez não estivessem preparados" admitiu Kauer.
O último edital terá sorteio para distribuição das vagas de CNH Social no dia 11 de dezembro. A relação dos selecionados será divulgada no site do Detran/RS e no Diário Oficial do Estado. A cidade que teve mais inscritos foi Porto Alegre, seguida de Bagé, que ficou na frente de cidades maiores como Canoas e Santa Maria.
Requisitos
Para concorrer, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Além disso, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, ser morador do Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2.034), ou de até dois salários mínimos (R$ 1.356) para desempregados há mais de dois anos. A inscrição é feita pessoalmente nos Centros de Formação de Condutores (veja a lista).
No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar documento de identificação oficial com foto, Número de Identificação Social (NIS) e indicar o serviço de habilitação, a categoria pretendida e o número da Carteira Nacional de Habilitação, se houver.