Uma mídia social chamada Behance ganhou maior visibilidade no último ano. Assim como o Linkedin, o site se propõe a abrir espaço para profissionais divulgarem seus trabalhos e criarem redes de relacionamento profissional. A diferença é que o espaço foi desenvolvido para apresentação de projetos visuais como vídeos, fotografias, peças publicitárias. E em vez de o profissional destacar empresas nas quais trabalhou, constrói o perfil com as suas criações.
O site existe desde 2006 e começou como projeto experimental de uma startup com sede em Nova York, liderada pelos designers Scott Belsky e Matias Corea. Motivados a criar um ambiente onde os artistas pudessem expor seus projetos e ver ideias acontecerem, a dupla desenvolveu o site para livrar os criativos de burocracias.
A proposta é manter o foco e o tempo dos artistas na criação e não na apresentação ou divulgação do trabalho. Hoje o site possui quase 4 milhões de projetos publicados em 172 países.
A rede social não tem um levantamento de perfis por países, mas contabiliza 1,6 milhões de membros e o Brasil ocupa a quinta posição em número de associados por país. Um dos limitadores para os usuários brasileiros é o idioma. Hospedado exclusivamente nos Estados Unidos, a interface de navegação é toda em inglês. A criação e atualização de uma página pode ser feita de maneira simples e intuitiva. Os usuários carregam imagens, textos, gravações de áudios, vídeos ou projetos multimídias de qualquer área de criação como publicidade, fotografia, design gráfico, ilustração e moda. As páginas pessoais são sincronizadas instantaneamente com Facebook e Twitter, e aparecem no perfil da pessoa no Linkedin. Também é possível seguir outros perfis e notificar seus seguidores cada vez que um trabalho novo é publicado.
- É como visitar uma exposição online. Com a diferença que você pode começar a seguir um artista que te impressionou e acompanhá-lo em todas as suas produções futuras e até se comunicar com ele - afirma Paulo Franqueira, consultor sênior da Adobe para a América Latina.
No final do ano passado, a Behance foi comprada pela Adobe e conectada ao Creative Cloud, um sistema online de acesso a ferramentas de edição de imagem e desenvolvimento de produtos digitais. O acesso ao Behance é gratuito, mas se o usuário quiser desenvolver um site próprio a partir do Behance, há a possibilidade de assinar um serviço online que oferece a montagem de um site a partir de modelos existentes.
Site para ver e ser visto
O site é organizado em atividades, busca, portfólio e empregos. Segundo Franqueira, empresas de publicidade e tecnologia buscam profissionais no Behance. Na parte de empregos há espaço para os profissionais se apresentarem e as empresas postarem vagas e oportunidades abertas. Boa parte das postagens nos Estados Unidos são de grandes companhias como Apple, Nike, Adobe e Google, que já usam a plataforma para encontrar profissionais de criação. Outra forma de encontrar novos talentos é através de diversos tipos de filtros de busca, que pode ser feita por localização geográfica.
Behance em fatos e números
Projetos publicados: + 3.900.236
Projetos com mais de 100 visualizações: + 1.109.269
Países participantes da rede: 172
Países que mais acessaram na última semana
1. Estados Unidos
2. Inglaterra
3. Rússia
4. Brasil
5. Polônia
6. Espanha
7. Itália
8. Alemanha
9. Canadá
10. França