Na onda de mudança de controle em grandes jornais americanos, o presidente da New York Times Corp., Arthur Sulzberger Jr., grupo que edita o jornal de mesmo nome, vendeu 50 mil ações da companhia por cerca de US$ 600 mil. A transação foi feita quinta-feira passada, um dia depois que Sulzberger dissera que o The New York Times era diferente do The Washignton Post, em resposta a uma pergunta sobre a eventual intenção de venda do periódico.
De fato, mesmo depois da venda de ações a família Sulzberger mantém 70% do controle da empresa dona de um dos jornais mais importantes dos Estados Unidos. No entanto, a operação que foi informada pela SEC (Securities Exchange Comission, responsável pelo controle do mercado de ações nos EUA), na última segunda-feira reforçou a onda recente de transações no setor de mídia nos EUA.
Em pouco mais de uma semana, o próprio Times vendeu um de seus títulos, o Boston Globe, e o Washington Post foi comprado pelo dono da Amazon, Jeff Bezos. A porta-voz do grupo, Eileen Murphy, afirmou que a operação faz parte da estratégia normal de Sulzberg e que representava uma "fatia pequena" de seu patrimônio.
Imprensa
Controlador do New York Times vende ações do jornal, mas mantém o controle
Grupo vendeu 50 mil ações da companhia por cerca de US$ 600 mil
GZH faz parte do The Trust Project