O número oito tem ligação direta com a trajetória de sucesso da cachaçaria Weber Haus, de Ivoti, no Vale do Sinos. Foi no lote 48 do então distrito de São Leopoldo que a família de Jakob Weber, vinda do interior da Alemanha, chegou ao Estado em 1824 para morar em ocas. Boa parte do sustento vinha da produção do "schnapps", bebida tradicional alemã à base de batata. Anos mais tarde, em 1848, a família decidiu adaptar a bebida ao gosto brasileiro e ganhar rentabilidade, passando a produzi-la com cana-de-açúcar. Nem imaginava que a ideia ganharia o mundo.
O processo de amadurecimento do negócio levou exatos cem anos. Em 1948, José Weber Filho, neto de Jakob, decidiu que era hora de a cachaça sair da pequena localidade e ganhar o mercado. O primeiro carregamento encheu um barril de 500 litros, que foi levado de carroça até Novo Hamburgo. Aprovada, a novidade passou a ser produzida em maior escala, para atender a encomendas semanais.
Outra vez em um ano terminado em oito - 1968 - Hugo Weber, filho de José, e a mulher, Eugênia, decidiram engarrafar a cachaça, que foi lançada no mercado com o nome Primavera. Só que ainda faltava qualidade à bebida. E, na virada do milênio, os quatro filhos do casal - Evandro, Eliana, Mariane e Edete - assumiram o controle da empresa e decidiram rever a marca. Definiram que o nome Weber Haus (casa dos Weber, em alemão) representaria a história da família. A produção foi modernizada. Nessa época, a garrafa custava cerca de R$ 1 e a melhoria fez o preço subir 10 vezes.
- Meu pai ficou furioso no início, mas foi preciso fazer a mudança para aumentar os ganhos. Antes, praticamente trabalhávamos de dia para ter o que comer à noite - conta Evandro, diretor da empresa.
Na produção, são usados dois tipos de cana-de-açúcar orgânica: a vermelha e a branca. A bebida fica estocada em barris de carvalho e bálsamo para envelhecimento. A primeira edição da cachaça Weber Haus, em garrafas próprias, de 700 ml, foi lançada em 2001, e a venda no Mercado Público da Capital aumentou a visibilidade da marca, que passou a ser vendida em São Paulo e em outros Estados.
Um dos fatores fundamentais para o crescimento da marca foi a presença em feiras internacionais, a partir de 2005. Nessa época, Evandro fez um curso de comércio exterior para facilitar os negócios. A exportação começou pelas ilhas Bermudas e hoje está em vários países. Neste ano, a bebida ganhou os mercados da França e do Japão. A cachaça brasileira, com gostinho gaúcho, chegou ao outro lado do mundo. E também a uma casa famosa: o ator Arnold Schwarzenegger ganhou uma caixa com amostras da Weber Haus Black quando esteve no Rio de Janeiro, em abril passado.
- Queremos ser lembrados como uma marca de qualidade. Por isso, aliamos tecnologia ao nosso processo artesanal de produção - afirma Evandro.
A experiência e 35 prêmios em competições nacionais e internacionais fizeram com que novas linhas fossem lançadas, como aguardentes com frutas e licores. Hoje, são 38 produtos em duas linhas, a Weber Haus e a Lundu, que traz uma curiosidade: o nome foi sugerido por clientes canadenses, que pensaram em marca de fácil pronúncia em qualquer idioma. Só que, depois de a produção estar pronta, mudaram de ideia e acabaram comprando a cachaça com o nome da família.
Como forma de homenagear os fundadores, no início deste ano foi produzida uma série especial - Weber Haus Extra Premium Lote 48 - de 2 mil garrafas, escolhidas em um concurso com a presença de 19 especialistas, que degustaram a bebida armazenada em 18 barris. O melhor conteúdo foi colocado em garrafas banhadas a ouro 18 quilates e a venda é diferenciada, em escala de raridade. A garrafa 0001 será leiloada, enquanto que a de número 2000 ficará no acervo da empresa, com o barril usado na primeira venda. A de número 1999 custa R$ 701, e o preço vai aumentando em R$ 1 por unidade até chegar a R$ 2.699, da garrafa 0002, que já foi vendida.
A meta da empresa, agora, é avançar ainda mais na Ásia e chegar a Dubai. Incentivo não falta: a cachaçaria foi escolhida para integrar a Seleção de Alimentos e Bebidas Premium, ação desenvolvida pela Apex-Brasil para divulgar no Exterior os produtos até a Copa do Mundo no Brasil. E empresa será o jogador número oito, que além de estar presente em boa parte de sua história, também é símbolo de boa sorte para alguns povos. E mais: deitado, o número representa o infinito. Se a relação com o oito continuar bem-sucedida, a tradição da Weber Haus vai durar por muitos anos.
Perfil
Origem: Ivoti
Fundação: 1948
Produção: elabora cachaças artesanais de alambique a partir do cultivo de cana-de-açúcar orgânica
Projeção de faturamento neste ano: R$ 1,5 milhão
Projeção de faturamento para 2013: R$ 3 milhões
Número de funcionários: 18
Principais produtos: cachaças envelhecidas (premium e extra premium), licores de cachaça e cachaças com frutas e ervas
Exportação: Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Irlanda, Canadá, Bermudas, França e Japão
Capacidade de produção: 550 mil litros por ano