A produção industrial na China apresenta redução em maio, segundo um indicador provisório divulgado nesta quinta-feira pelo banco HSBC. O índice PMI dos gerentes de compras publicado pelo banco caiu 49,6 pontos, o menor nível em sete meses. Um resultado superior a 50 representa um crescimento da atividade manufatureira, enquanto um número inferior a essa taxa indica uma contração.
A redução antecipada pelo HSBC segue a desaceleração da produção industrial registrada em abril, que teve índice PMI de 50,4, contra 51,6 em março. Os novos pedidos da indústria em seu conjunto registraram queda em maio, enquanto no mês passado apenas os destinados à exportação tiveram contração.
- A desaceleração da atividade manufatureira em maio reflete a desaceleração da demanda interna - disse Qu Hongbin, principal economista do HSBC para a China, no momento em que as exportações chinesas são afetadas pela crise na Europa, seu principal mercado.
- O risco de uma desaceleração do crescimento no segundo trimestre aumentou um pouco - avaliou Qu. No primeiro trimestre, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chinês caiu a 7,7% em ritmo anual, após uma leve alta a 7,9% no quarto trimestre de 2012. No ano passado, a China registrou crescimento de 7,8%, o menor em 13 anos.