Empreendedorismo. Apesar de não ser a palavra de ordem, essa talvez seja a palavra-chave da Campus Party 2013.
Enquanto uns jogam videogame e outros competem para ver quem tem o maior desktop, em um cantinho silencioso do Parque Anhembi, mais de cem jovens debatem ideias que podem mudar o futuro.
Em um dia agitado, com direito a palestra de Nolan Bushnell, fundador do Atari, quem foi para o evento para fazer negócios parecia alheio ao barulho e movimentação do galpão principal. O nome do lugar onde a palavra tecnologia está necessariamente associada a negócios é Cross Space (espaço de troca, em tradução livre).
Para Carolina de Marchi, gerente de conteúdos da Campus Party, o local é uma parte fundamental do evento.
- Nossa proposta é fazer com que o designer encontre o desenvolvedor, o desenvolvedor encontre o administrador etc. A Campus Party é a garagem do Vale do Silício brasileiro porque é o ambiente perfeito para as empresas de tecnologia saírem do papel - avalia.
Jovens também têm na Campus uma oportunidade de encontrar empresários dispostos a investir em seus sonhos. Prova disso é a presença em peso de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
- Este é o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciências, cultura e entretenimento digital. É o momento de construirmos expertise para entender as características mais dinâmicas desse público - afirma Luiz Barreto, presidente do Sebrae.
Marcelo Sarkis viajou para São Paulo a convite da organização da Campus Party