Uma conta criada há seis semanas no Twitter está, aparentemente, atingindo seu objetivo, de que os usuários deixem de publicar fotos de seus cartões de crédito, uma prática condenada por especialistas.
Não se sabe quem criou o perfil <A class=link-corpo href="https://twitter.com/#" target=/NeedADebitCard!_blank>@NeedADebitCard, mas várias imagens de cartões de crédito publicadas nas redes sociais Instagram e Twitpic foram identificadas por esta conta, e os usuários foram contactados pelo Twitter.
Vários retiraram as fotos. A foto do perfil da conta é a de um cartão de crédito genérico, ou seja, sem números ou nome de instituição bancária. A associação de consumidores Consumers Union esclareceu nesta terça-feira que a margem para as atividades criminosas é estreita sem os três dígitos verificadores impressos na parte de trás do cartão como medida adicional de proteção.
"No entanto, isto não significa que publicar fotos de seu cartão de crédito seja seguro ou minimamente recomendável", assinalou a organização em seu blog, Consumerist.com. "Quem tiver incorrido neste ato deveria providenciar um novo cartão. E não fotografá-lo da próxima vez."