A União Europeia iniciou nesta sexta-feira uma ação contra a Argentina na Organização Mundial de Comércio, alegando que o país sul americano põe obstáculos às importações para proteger a indústria nacional. A UE, o maior bloco comercial do mundo, disse que as recentes medidas adotadas pela Argentina para expropriar a empresa espanhola Repsol da YPF é uma mostra de que está piorando o clima de negociações do país.
O comissário de Comércio da União Europeia, Karel De Gucht, disse que a situação na Argentina está claramente piorando, de mês a mês, por isso não restou outro recurso a não ser desafiar o regime protecionista importador do país.
A UE defende que a Argentina exige a aprovação prévia de todas as importações, gerando atrasos sistemáticos, além de impor normas que negam ou limitam as quantidades importadas.
- As restrições de importação da Argentina violam normas internacionais de comércio e devem ser abolidas. Estas medidas estão gerando dano reais - disse De Gucht a jornalistas.
O Departamento de Comercio da União Europeia indicou que as restrições argentinas afetaram, no ano passado, as exportações em um valor de 500 milhões de euros (US$ 628 milhões) e essa cifra cresce este ano em uma velocidade ainda maior. No total, as exportações da UE à Argentina somaram, no ano passado, 8,3 bilhões de euros (10,4 bilhões de dólares).
Conforme as normas da OMC, a UE e a Argentina estabeleceram primeiro consultas solucionar suas diferenças. Se não chegaram a um acordo, o bloqueio de 27 nacionais pode exigir que a OMC se pronuncie sobre a legalidade das medidas argentinas. Ao concluir esse longo processo, a OMC poderia aplicar multas pesadas ao país.
Além disso, a UE disse que segue atentamente o caso da Repsol. Na semana passada, Repsol demandou à Argentina pela confisco de sua participação majoritária na YPF. Repsol e a investidora Texas Yale Capital Corp. exigiram que a Argentina formule uma oferta de participação da Repsol na YPF. Ambas desejam ser compensadas pelo capital perdido quando as ações de YPF e Repsol entraram em colapso com o anúncio da expropriação, no mês passado.
Contra protecionismo
União europeia denuncia Argentina na OMC
Ação combate barreiras contra importações, impostas pelo país governado por Cristina Kirchner
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: