Facebook aumentou nesta terça-feira a faixa de preço que planeja vender suas ações ao público enquanto segue em crescimento o entusiasmo dos investidores pelo valor potencial da rede social mais famosa do mundo.
A empresa da Califórnia informou em um documento para os reguladores que agora espera vender suas ações entre US$ 34 e US$ 38 por ação, um aumento de sua faixa anterior, entre US$ 28 e US$ 35. Se espera que a oferta pública seja finalizada na quinta-feira à tarde e na sexta, comece na sessão de Nasdaq.
A oferta pública inicial é a mais esperada em anos e poderia valorizar o Facebook em mais de US$ 100 bilhões. Se acredita que a oferta será a maior da história para uma companhia de internet e poderia arrecadar 10 vezes mais do que os US$ 1,67 bilhões registrados na oferta do Google, em 2004.
A um valor de US$ 38 dólares, a cifra máxima no intervalo calculado pelo Facebook, a rede social geraria US$ 6,84 bilhões de dólares em ações. Os atuais acionistas da rede social obteriam juntos US$ 5,98 bilhões.
Mesmo depois da oferta, Zuckerberg seguirá sendo o principal acionista do Facebook, com controle da companhia 57% das ações com direito a voto. O Facebook tem mais de 900 milhões de usuários que se conectam à rede pelo menos uma vez por mês.
Com a faixa de preços das ações mais alta, será difícil para os seguidores da companhia e para investidores comuns entrarem na oferta pública inicial. Se espera que a maioria das ações termine nas mãos de pessoas relacionadas à empresa ou grandes contas ativas dentro de grandes bancos ou corretores que se envolveram diretamente com a venda das ações.
A entidade financeira Morgan Stanley encabeça o grupo com 33 seguradores selecionados para a oferta do Facebook, seguida por JPMorgan Chase e Goldman Sachs. Analistas indicam que há tanto interesse nas ações, que algumas seguradoras devem encerrar já nesta terça-feira os pedidos de compradores potenciais.
Em Nasdaq
Facebook aumenta preço de suas ações para oferta pública
Com o US$ 38 dólares por ação, a rede social deve arrecadar 10 vezes mais do que o Google em sua entrada na bolsa
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