Com praticamente toda a área plantada de arroz já colhida, a safra 2011/2012 deve ser a terceira maior da história do Rio Grande do Sul.
O número ajuda a amenizar um quadro negativo a ser apresentado pela Farsul hoje, que contabiliza graves perdas em culturas como soja e milho.
Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a previsão de queda em relação ao ano passado é de 13,5%. Ainda assim, o número é alto: 7,8 milhões de toneladas em 1,04 milhão de hectares plantados. A cultura é 100% irrigada no Estado.
O valor de mercado também é comemorado. Enquanto em 2011 a saca era vendida por R$ 19,15, em 2012 saltou para R$ 26,60, em média.
A Planície Costeira Externa é a região que está mais adiantada, tendo colhido 99,44% do cereal, seguida pela Fronteira Oeste, com 97,66%, e pela Planície Costeira Interna, com 96,01%. O Estado planta 65% do arroz do país.
- A seca não alterou muito o nosso quadro, já que o arroz precisa de luminosidade e calor. A água armazenada pelos produtores já foi suficiente para garantir uma boa colheita - diz o presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira.
O órgão deverá elaborar, ainda nesta semana, relatório apresentando o quanto esta safra trará de resultado financeiro para o Estado.
Conforme o presidente da Federação da Agricultura no Estado (Farsul), Carlos Sperotto, a entidade deve divulgar hoje um quadro preocupante das previsões de colheita para o ano das principais culturas gaúchas. As situações mais graves são do milho e da soja.
Milho deve ter tido maior percentual de quebra
O milho deverá ter a maior perda da lavoura, com estimativa de quebra de 54%. Dos 5,9 milhões de toneladas previstos, 2,7 milhões deverão ser colhidos. Na soja, o déficit é de 45%: das 11,3 milhões de toneladas projetadas, a colheita será de 6,2 milhões. No fumo, a quebra é de 17%.
- Avaliamos todos os fatores e chegamos a esses números. Eles são alarmantes - conta Sperotto.
O tamanho do prejuízo também está sendo estudado. A meta é apresentá-lo no máximo na próxima semana.
Apesar da seca
Arroz deve ter terceira maior safra da história do Rio Grande do Sul
Além do bom resultado, produtores comemoram alta no preço da saca
GZH faz parte do The Trust Project