O Facebook assumiu a liderança no mercado das redes sociais no Brasil após um ano de crescimento excepcional, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pela consultoria comScore. De acordo com a pesquisa, em dezembro de 2011, o Facebook.com havia atraído 36,1 milhões de visitantes, um aumento de 192% em 12 meses, e ultrapassado o Orkut na audiência de redes sociais no Brasil.
De acordo com o diretor-gerente da comScore para o Brasil, Alex Banks, a virada na preferência dos brasileiros se deu no último ano, no qual o site triplicou o tamanho da audiência e do engajamento dos internautas.
O estudo destaca ainda que o levantamento anterior, realizado em outubro, revelava que o Brasil era um entre somente sete mercados (os outros seis são China, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia) nos quais a rede social criada por Mark Zuckerberg ainda não detinha a liderança na categoria de rede social.
Em dezembro de 2011, no entanto, o Facebook.com alcançou a primeira posição no ranking, com 36,1 milhões de visitantes de 6 anos ou mais acessando o site de casa ou de um computador de trabalho. O Orkut, que caiu para a segunda posição entre as redes sociais, somou 34,4 milhões de visitantes e, apesar de ter perdido a liderança, ainda conseguiu obter crescimento de 5% na audiência no último ano.
O Windows Live Profile ficou em terceiro lugar entre as redes sociais, com 13,3 milhões de visitantes (crescimento de 13%), enquanto o Twitter.com galgou o quarto lugar, com 12,5 milhões de visitantes (alta de 40%). Novidade de 2011, o Google + atraiu 4,3 milhões de visitantes.
O Rio Grande do Sul foi o Estado com a quinta maior participação na audiência do Facebook, com 6,5% dos visitantes únicos que acessaram o site. À frente dos gaúchos, estão os internautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Redes sociais
Facebook passa Orkut em número de visitantes no Brasil
RS foi Estado com a quinta maior participação na audiência do Facebook
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: