O comércio de Porto Alegre teve um crescimento de 7,8% nas vendas de Natal deste ano, representando um movimentação financeira de R$ 1,2 bilhões. O maior movimento de consumidores ocorreu em lojas de rua, seguido de shopping centers. Para o acumulado do ano, a previsão é de uma expansão de 6,9% no faturamento do varejo na Capital.
Os resultados das vendas de Natal e as projeções para o ano foram divulgadas hoje pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre.
- O desempenho agradou os lojistas, pois ficou bem próximo da nossa projeção, que era de um crescimento de 8% - disse o presidente da entidade, Vilson Noer.
Conforme Noer, as roupas, calçados e brinquedos lideraram a preferência dos consumidores. O tíquete médio para a data ficou em R$ 75, sendo que 65% das compras foram feitas à prazo e 35% à vista.
Para 2012, o novo presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, que assume o cargo no dia 1º de janeiro, projeta um crescimento moderado no comércio: 8,2%.
- A elevação do salário mínimo, a ampliação do crédito e a manutenção do emprego e renda deve manter o poder de compra dos consumidores - prevê Schifino.
Comércio em alta
Vendas de Natal crescem 7,8% em Porto Alegre, aponta CDL
Roupas, calçados e brinquedos lideraram a preferência dos consumidores na data
Joana Colussi - Direto da Índia
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project