O presidente do Uruguai, José Mujica, voltou a chamar a atenção para a necessidade de integração entre as empresas gaúchas e de seu país em um encontro realizado na manhã desta quarta-feira da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
No seu último dia na Capital, Mujica ressaltou que, apesar de a economia brasileira ser forte, um posicionamento isolado não será suficiente para fazer frente à concorrência que nações de populações gigantescas como China e Índia deverão impor ao mundo nos próximos anos. Por isso, voltou a pregar a união regional.
- Temos que construir economias complementares. Para sermos fortes temos de nos juntar. Sei que é difícil porque a nossa mentalidade não é essa - disse o presidente uruguaio.
Na Fiergs, empresários e lideranças políticas dos dois países discutirão setores que podem ser complementares para o Estado e o Uruguai, como o automotivo, TI, infraestrutura e energia eólica.
Hoje à tarde serão realizadas rodadas de negociações entre empresários gaúchos e uruguaios na Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e mesas temáticas no Badesul.
União regional
Mujica defende integração de empresas gaúchas e uruguaias na Fiergs
Empresários e lideranças dos dois países debaterão setores que podem ser complementares
Caio Cigana
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project