Ele parece mesmo um turbilhão de ideias. Faz mil coisas ao mesmo tempo, responde, divaga, teoriza, olha mensagens no BlackBerry, mexe constantemente no cachecol usado para se abrigar da noite gélida na capital gaúcha, prova diversos tipos de carne ao longo de um jantar. E ainda arruma tempo para voltar a épocas passadas e, especialmente, projetar o futuro - do Brasil e o seu próprio. Nada demais se tratando de Nizan Guanaes, já escolhido como um dos brasileiros mais influentes pelo Financial Times, como um dos homens com poder para influenciar a mídia este ano e um dos cem empresários mais criativos do mundo.
O baiano, 53 anos, desfila títulos como quem troca de roupa - tem até um comercial seu, Hitler, escolhido como um dos melhores do século 20 no mundo. Mas não é só, nem isso basta. Muito do sucesso é creditado ao bom momento vivido pelo Brasil, acredita o redator que, ainda hoje, escreve seus comerciais a mão. Campanhas que acumulam prêmios e fazem disparar negócios dos clientes como Itaú, Walmart, Brahma, Grendene e Vivo, entre outros. E que, ele espera, em breve cruzem ainda mais o oceano na cola da expansão das empresas verde-amarelas - hoje, já são duas agências no Exterior (Nova York e San Francisco) e que terão a companhia de mais duas: Hong Kong e Londres, capital que considera ter a melhor publicidade do planeta e símbolo de um ícone seu - Winston Churchill.
Muito disso vem do irrequieto administrador de empresas - "meu lado touro, o redator é gêmeos" - que ainda hoje faz questão de atender pessoalmente seus clientes. Trabalho que também dá espaço a causas sociais, especialmente no campo da educação. Em uma conversa sobre os avanços econômicos do país, Nizan dá um tempo para elogiar o programa do governo que prevê 100 mil bolsas de estudo no Exterior para estudantes brasileiros até 2014.
- Um dos mais importantes programas da história do Brasil, a melhor coisa que aconteceu após a criação da USP - compara.
Leia a íntegra da reportagem na edição de Zero Hora deste domingo
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Ícone da propaganda brasileira, Nizan Guanaes cruza fronteiras
Publicitário deve abrir duas novas agências no Exterior: em Hong Kong e Londres
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