Quando a internet começou a se popularizar, no início dos anos 1990, o correio eletrônico - o famoso e-mail - revolucionou a forma como as pessoas se comunicavam. O costume de enviar cartas foi substituído pelas mensagens. Mais de 20 anos depois, o cenário mudou novamente. Redes sociais transformaram o e-mail em uma formalidade.
Quem procura estar associado a novas tendências, já foge da @. A conta de e-mail do professor de pós-graduação da ESPM Dado Schneider está com os dias contados:
- Após 31 de dezembro, quando pedirem meu e-mail, vou dizer que não tenho.
A saída radical é um reflexo da praticidade de outros métodos de comunicação. Por e-mail, o usuário não tem previsão de quando receberá a resposta e, para enviá-lo, precisa do endereço. Nas redes sociais, basta saber o nome do contato.
Já em 2010, a diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg estimava que apenas 11% dos adolescentes usavam a ferramenta diariamente, indicando que os jovens já o teriam abandonado. Mas segundo o Ibope, mais de 70% dos internautas usam e-mail, percentual estável há seis anos. O que mudou é a finalidade.
- Muitos jovens mantêm conta para cadastrar em redes sociais, se inscrever no Enem ou em estágios - avalia o analista do Ibope José Calazans.
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E-mail não atrai mais os jovens e isso se reflete até no trabalho de novas empresas
Redes sociais transformaram o correio eletrônico em uma formalidade.
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