A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (11) reajuste na conta de luz dos consumidores atendidos pela RGE Sul Distribuidora, que engloba a RGE e a RGE Sul. Os aumentos médios para os clientes residenciais serão de 3,61% (área da RGE Sul) e de 6,19% (área da RGE).
As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 19. No final do ano passado, o grupo CPFL Energia, que controla as duas distribuidoras de energia, anunciou a incorporação da RGE pela RGE Sul. Com isso, a nova empresa passou a atender 65% de todo o território gaúcho. São 2,87 milhões de unidades em 381 municípios do Rio Grande do Sul, atendendo mais de
7 milhões de pessoas.
Cálculo levou custos em consideração
A Aneel informou que, ao calcular o reajuste conforme estabelecido no contrato de concessão, considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. Pesou no reajuste da RGE Sul, principalmente, os gastos com aquisição de energia e dos componentes financeiros relacionados à compra de energia do último processo tarifário.
Também foi aprovada pela Aneel uma revisão nas regras que tratam das penalidades a serem aplicadas às empresas do setor. A nova resolução determina prazo de 10 dias para apresentação de recursos por parte dos agentes. Já o pagamento da multa deve ocorrer no prazo de até 20 dias, contados do primeiro dia útil após o recebimento da notificação.