Produtos orgânicos são produzidos sem uso de agrotóxicos. Geralmente, essa é a primeira associação que fazemos com esta proposta. Mas, vai além. A ideia de uma agricultura orgânica e/ou agroecológica tem a ver, também, com a oferta de produtos que trazem outras características, como sabor mais acentuado. E isso está relacionado não apenas com o fato de que não se usa aditivos químicos, mas com todo o processo produtivo e cadeia de comercialização.
Neste nosso segundo episódio da série sobre alimentação, conversamos com o produtor Vilson Stefanoski, que já trabalha com produção orgânica há 31 anos. Ele nos explica esta relação entre o processo produtivo e produto que se obtém. Nesta conversa também está a Ana Lígia Espuny, que é pesquisadora na área de marketing sustentável, e trouxe um olhar de mercado para este setor.
O crescimento no consumo de orgânicos no Brasil é bastante marcado. No entanto, ainda representa pouco em termos de parcela de mercado quando comparados com os produtos ditos convencionais. Ainda temos um longo caminho pela frente se a ideia é ampliar o alcance dos orgânicos no cotidiano das pessoas.
Vem com a gente para esse papo, que está bem legal! Dá o play!
No terceiro episódio, falamos como a pandemia mexeu muito com a cena gastronômica das cidades - mais lugares abertos e mais tele-entregas, por exemplo. Mas, antes disso, este setor já vinha mudando em função de movimentos associados à alimentação saudável, vegetaria, vegana, etc. Afinal, como está a situação hoje? Seguiremos mudando? Para onde estamos caminhando? Batemos um papo com o Diogo Carvalho e com a Anahis Vargas, do Destermperados. Dá o play!