Falar em responsabilidade social das corporações não é algo exatamente novo. Na realidade, se discute o compromisso das empresas com a sociedade há décadas. Mas, é desde o início dos anos 2000 que o termo “ESG” passar a ser utilizado como indicativo dos compromissos das corporações com meio ambiente (E), questões sociais (S) e de governança (G).
Nestes últimos anos, tem se observado um crescimento consistente do volume de investimento alocado em corporações que se comprometam com ações e posturas alinhadas aos preceitos de ESG. No entanto, ainda há que se avançar bastante em elementos como a mensuração objetiva destas ações e como se faz a comunicação ao mercado e à sociedade em geral.
Nesta série de quatro episódios vamos discutir cada um dos pilares do ESG, tratando de pontos básicos e, claro, fazendo os questionamentos mais agudos – como se este movimento corre ou não o risco de cair no vazio e virar um jargão corporativo.
Já ouve este episódio #88 e fica ligado nos próximos três que temos pela frente, um a cada terça-feira!
Conversa de Fundamento é um podcast da Escola de Negócios da PUCRS em parceria com GZH. Conversas leves e descontraídas - mas com muito fundamento! - sobre economia, negócios, cultura e atualidades. Ouça aqui e siga o podcast também no Instagram @conversadefundamento.