Ingressar no mercado de trabalho, seja via emprego formal ou empreendedorismo, não é simples. Para que mais pessoas tenham acesso a essas oportunidades, a Ambev trabalha na perspectiva da inclusão produtiva, com o objetivo de gerar renda para brasileiros que estejam fora desse cenário. O caminho é trilhado com educação, por meio de cursos técnicos e de gestão e conexão, ligando a periferia ao centro, ao campo e à cidade. Assim surgiu o BoraHub da Ambev – empresas, organizações sociais e entes governamentais que trabalham juntos em mais de 40 projetos.
Um deles é o Bora Zé, que forma e gera oportunidades de profissionalização e de trabalho para os entregadores do Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas da companhia. A metodologia inclui cursos de curta duração, duas mil bolsas de estudo para supletivo, treinamento mensal para processo seletivo, e conexão com vagas de emprego das áreas de vendas, varejo e logística – tanto da Ambev, quanto de parceiros do ecossistema.
O Bora Zé é desenvolvido em parceria com a Generation Brasil e as empresas Analytica Ensino, Eduk, Stone, Spot e Conlog +, que oferecem aos entregadores do Zé Delivery a chance de mudar suas vidas e as de suas famílias.
O impacto desse projeto já soma mais de 2,4 mil pessoas. “Somos brasileiros e sempre vamos estar do lado do Brasil. Sabemos da nossa responsabilidade e tamanho e, desde nossa fundação, sempre olhamos para quais os desafios que podemos ajudar a sociedade brasileira a enfrentar”, comenta o diretor de Impacto Social da Ambev, Carlos Pignatari.
Parceira
Tendo em seu portfólio as principais marcas de bebidas consumidas pelos brasileiros, a Ambev faz parte do dia a dia de milhões de cidadãos e, por isso, os conhece muito bem. Ciente dos desafios econômicos, sociais e ambientais de um território de dimensões continentais, a companhia se empenhou no Bora. O programa impactou mais de 500 mil pessoas e gerou mais de R$ 620 milhões em renda indireta para brasileiros e brasileiras.
Outros R$ 20 milhões foram investidos em projetos voltados à inclusão produtiva, nos eixos de atuação do hub: empoderamento financeiro, conhecimento e conexões. Uma pesquisa promovida recentemente pela Oppen Social revelou que quem participa dos projetos implementados pelo Bora Hub têm 24% mais chances de estar trabalhando, em relação a quem não participa. Outro dado interessante diz que quem passa pelo programa, além de obter receita para si mesmo, tem o dobro de chances de gerar renda para todo o ecossistema.
- Estamos focados na inclusão das pessoas no mercado de trabalho e na geração de renda para a população, com o objetivo de colocar mais gente na roda para fazê-la girar mais rápido - explica Pignatari.
Diversas frentes
O impacto desejado pela Ambev tem muitas faces. Na última década, a companhia esteve ao lado de milhares de cidadãos para colocar em prática iniciativas inovadoras que tiveram reflexo direto na qualidade de vida da população, contribuindo para a construção de um futuro mais próspero.
Segundo Pignatari, o objetivo do Bora Hub é o mesmo que norteia todas as atividades da Ambev desde sua fundação: entender as próprias fortalezas e empregar sua estrutura e conhecimento para gerar impacto positivo real para a sociedade. Com o programa, a companhia dá um passo importante junto com o ecossistema. A ambição é impactar cinco milhões de pessoas até 2032, criando mais oportunidades de renda, conexões e conhecimento até 2032.