O litoral já não é apenas destino para veraneio ou escapadas temporárias da correria cotidiana de quem vive, principalmente, em um grande centro. As praias tornaram-se morada definitiva de quem busca o alento da brisa do mar e mais qualidade de vida. Isso, claro, sem abrir mão da praticidade de viver com boa estrutura e acesso prático à saúde. O Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atesta uma migração definitiva para regiões à beira-mar, apontando que sete entre as 10 cidades gaúchas com maior crescimento populacional são litorâneas: Capão da Canoa, Imbé, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cidreira, Xangri-Lá e Tramandaí.
Esse movimento tem levado à construção de empreendimentos imobiliários de ponta, como o Markho Health Care, o primeiro prédio com conceito smart living de Capão da Canoa, resultado da parceria entre o Grupo Pessi (construtora com mais de 20 anos de atuação) e a startup Housi. Para quem busca por conforto e uma gama de serviços e facilidades, o Markho Health Care pode ser uma alternativa. A torre foi planejada para ser multiuso, funcionando tanto como moradia fixa ou como passagem para veranistas ou profissionais com compromissos em Capão da Canoa. O prédio está sendo construído com o conceito de moradia inteligente, em que as unidades podem ser controladas ou programadas para funcionar por dispositivos móveis.
A torre está sendo erguida a seis quadras do mar, em meio a um complexo que conta com outros cinco empreendimentos e constitui o Markho Life Complex. A iniciativa, que soma 78 mil metros quadrados, contempla um edifício residencial, um centro profissional, um shopping com praça de alimentação, um prédio garagem com quase 700 vagas e um centro de exames e diagnósticos em um hospital de alta complexidade – o primeiro do Litoral Norte – com infraestrutura para heliponto e emergência.
Em entrevista, o CEO do Grupo Pessi Alfredo Pessi, dá mais detalhes sobre o empreendimento. Confira:
O Markho Health Care é um negócio único em Capão da Canoa, certo?
O Markho Health Care traz para a cidade um conceito de moradia inteligente, oferecendo inovação, comodidade e economia para o investidor e para quem mora ou aluga. Através de um aplicativo, é possível acessar serviços diversos com o sistema pay per use (paga quem usa). Eu mesmo vou morar em dos 184 apartamentos com áreas que variam de 20,77m2 a 84m2, pois me vejo ali. Além disso, a torre está dentro de um complexo multiuso, com um mix de produtos imobiliários inédito no país, que é o Markho Life Complex.
E o que o empreendimento oferece de diferencial?
As áreas comuns do edifício foram projetadas para oferecer o máximo de opções em serviços, lazer e convívio. Já na recepção, moradores e visitantes têm uma concierge para auxiliar na chegada e na saída. O prédio conta ainda com o Health Spa, um mezanino que oferece salão de beleza, salas de terapias manuais, fisioterapia, tratamentos naturais, relaxamento e massagem, bem como uma academia completa equipada para as práticas fitness e pilates. Graças à parceria com a Housi, os profissionais de beleza e estética são acionados por uma plataforma online quando necessário, gerando renda para quem trabalha na cidade. Para isso, basta acessar Housi AppSpace.
Há, também, o Health Top, com piscina aquecida coberta e descoberta, solarium e área de convivência com vista para a cidade e para o mar, pet place, social lounge, espaço parrilla, coworking, lavanderia e um mercado autônomo – produtos embalados e prontos para levar.
Qual a importância da parceria com a Housi?
A parceria com a Housi (empresa com expertise em moradia sob demanda para quem deseja um aluguel flexível, online e sem burocracia) garante uma série de serviços que podem ser demandados por aplicativo. Tudo pay per use (só paga quem usa). Estão entre as possibilidades que os moradores ou inquilinos poderão acessar pelo celular: recepção, lavanderia, mercado autônomo, carro elétrico e bicicletas.
Quais as vantagens para os investidores?
O investidor tem todos os benefícios na mão dele, literalmente, por aplicativo. Além disso, costumo dizer que é um oceano azul que vai valorizar muito, porque não existe concorrência. Não existe outro empreendimento similar na cidade, o que deve aumentar a rentabilidade. Além de uma construção pensada para oferecer praticidade e conforto, o Markho Health Care é um investimento com bom potencial de retorno. Quem investir na aquisição dos apartamentos para fins de locação, tem projeção de rentabilidade de até 30% superior ao aluguel tradicional em Capão da Canoa. Outra vantagem é que o comprador pode deixar tudo nas mãos da Housi, que gerencia e deixa o proprietário sem compromissos comuns de um dono de imóvel. A obra do Markho Life Complex, que começou em março, tem prazo previsto para conclusão de quatro anos. Devem ser gerados cerca de 800 empregos diretos e indiretos durante a construção.