O papel das mulheres no ambiente corporativo brasileiro tem evoluído significativamente nos últimos anos. Prova disso é que a participação feminina nas presidências de empresas e em outras posições de alta liderança no País saltou de 13% para 17% entre 2019 e 2022. É o que aponta o estudo Panorama Mulheres 2023, elaborado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e pelo Talenses Group.
Uma empresa gaúcha que vem contribuindo com a representatividade feminina é o Supermercado Guanabara. Do total de 2.400 colaboradores distribuídos em 10 unidades (nove supermercados e um atacarejo), 1.228 são mulheres. Elas representam mais da metade (51,17%) da força de trabalho. E muitas são encarregadas de setores.
– Oportunizamos situações para o desenvolvimento das mulheres e para elas mostrarem seu potencial mesmo dentro de um mercado ainda bastante machista, como é o varejo. Hoje, temos gerentes administrativas, supervisoras operacionais, líderes de depósito. Em resumo, há uma diversidade muito grande de atuação dentro do guarda-chuva da liderança – frisa o gerente de Recursos Humanos do Supermercado Guanabara, Gustavo Leivas.
Em entrevista, o executivo comenta sobre a importância de ter mais mulheres em cargos de liderança e o aumento da participação feminina no Supermercado Guanabara.
Qual a importância de ter mais mulheres em cargos de liderança?
O mercado vem lutando pela equidade em termos de cargos, salários e oportunidades. Então, quanto mais mulheres estiverem em posições de liderança, mais conhecimento e aprendizado podemos adquirir nessa questão. Apenas assim vamos conseguir eliminar o preconceito e o pré-julgamento e dar condições para que as mulheres se sintam mais respeitadas no ambiente de trabalho e possam evoluir em suas carreiras.
O que vocês vêm fazendo para ter mais mulheres em cargos de liderança?
O Supermercado Guanabara busca contratar pela competência e não de acordo com o gênero. Valorizamos o que a pessoa sabe e o conhecimento que adquiriu ao longo de suas experiências dentro e fora das nossas unidades. Com essa pequena atitude, conseguimos promover a diminuição de diferenças de gênero em nossos cargos de liderança.
Como o Supermercado Guanabara proporciona um ambiente favorável para mulheres liderarem?
Um ambiente favorável é aquele em que as mulheres se sentem seguras para expressarem sua voz, trazerem ideias e comunicarem sentimentos. O Supermercado Guanabara é uma empresa aberta a escutar as colaboradoras. Isso nos dá muito orgulho porque trata-se de um espaço saudável para que elas possam se destacar, mostrar seu trabalho e, consequentemente, se tornarem líderes.
Quais lideranças femininas se destacam dentro do Supermercado Guanabara?
Temos orgulho de todas as lideranças femininas, mas algumas se destacam por serem fora da curva, como as responsáveis por setores considerados bastante masculinos, a exemplo do açougue. Também vale ressaltaraquelas que cresceram dentro da empresa, começando com cargos na base e, hoje, ocupando posições importantes.
E na prática? O que vocês fazem para engajar as colaboradoras em altas posições?
Temos uma capacitação anual que se chama “Liderança Feminina Guanabara”. Nesse encontro, as mulheres participam de treinamentos e são convidadas a debater temas que permeiam suas rotinas pessoal e profissional. A programação é preparada pelo setor de Recursos Humanos, que é composto por seis pessoas, sendo quatro mulheres.
Quais são as expectativas do Supermercado Guanabara em relação à presença feminina em cargos de liderança?
Nossa expectativa é que a presença feminina continue aumentando nos cargos de liderança. Nosso grande anseio é que consigamos construir cada vez mais caminhos sólidos para as mulheres poderem atingir degraus cada vez maiores nas suas carreiras.