Apresentar novas tecnologias, promover bons negócios, visando atender diversos segmentos da agricultura e debater sobre o futuro do setor. Esse é o propósito da 8ª ExpoAgro Cotricampo, que será realizada de 21 a 24 de fevereiro, no Parque da Cooperativa (ERS-518, Km 1,5, em Campo Novo).
Para se ter a dimensão do evento, em 2023, a feira de agronegócios bateu recordes significativos, gerando R$ 318 milhões em negócios em três dias, com um público estimado em mais de 32 mil visitantes.
Em relação a 2024, uma das novidades é a ampliação da programação da feira, que agora terá quatro dias de duração. Outro diferencial é a infraestrutura do parque, com novas ruas pavimentadas e ampliação dos expositores da agricultura familiar.
– A área do estacionamento foi ampliada em 30% para proporcionar comodidade e segurança para o associado e ao produtor rural que prestigiar o evento – complementa o engenheiro civil, Jair Kunzler.
Em paralelo à ExpoAgro, ocorrerá a 2ª Feira Oficial e Ranqueada de Gado Holandês e Jersey, etapa do Circuito Estadual Exceleite da Raça Holandesa (que terá sua grande final na Expointer, em Esteio), também a 3ª Feira Regional da Terneira, que trará animais de associados da cooperativa, mostrando o potencial da atividade leiteira na região de atuação da Cotricampo.
Programação
A programação no setor de bovinocultura começa na quarta-feira (21), com o concurso leiteiro. Já no dia 22, ocorre o julgamento morfológico do gado jovem raça Jersey e gado jovem da raça Holandesa.
O dia 23 começa com o julgamento morfológico adulto raça Jersey, sendo esta uma data especial e temática para falar sobre o leite na ExpoAgro - uma vez que o evento contará com o 11º Seminário Regional da Atividade Leiteira, tendo por tema Leite em Debate no Galpão. Já no último dia de feira, serão julgados morfologicamente os animais adultos da raça Holandesa e haverá ainda o concurso Jovem Puxador, que valoriza a atividade das novas gerações no campo, além do banho de leite, Desfile das Campeãs e entrega oficial das premiações.
– A expectativa é a presença de 150 animais vindos de todo Estado – reforça o coordenador de bovinocultura e linha de nutrição da Cotricampo, Rafael Zimmermann.
Em entrevista, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, amplia as informações sobre a feira. Confira:
Como tem sido o crescimento da ExpoAgro ao longo dos anos?
A cada ano, o evento vem se consolidando com uma média de crescimento de 30%. Tudo isso foi possível devido às parcerias com Embrapa Trigo, Fetag-RS, Emater-RS, Farsul e Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A ExpoAgro é realizada por muitas mãos, com a liderança da Cotricampo, mas com essas entidades ao lado.
E para este ano, quais serão as principais atrações?
A ExpoAgro Cotricampo está alicerçada em três pilares: conhecimento, tecnologia e negócios. Este ano teremosvários momentos de discussões em torno do agronegócio, como o 11º Seminário do Leite e os desafios para a atividade leiteira. Pela primeira vez, o programa Duas Safras faz parte do evento, com vários painelistas e debates técnicos sobre a cultura de inverno e o que teremos pela frente. Além disso, teremos muitas informações no Fórum Soja Brasil; o Dia do Cooperativismo evidenciando a nossa força com foco no futuro, onde teremos a apresentação do Comitê Jovem da Cotricampo; e o Campo em Debate, que terá pesquisadores e painelistas que vão abordar os cereais de inverno na composição de dieta alimentar na nutrição animal.
Em resumo, serão muitas oportunidades para melhorar o conhecimento, verificar as novas tecnologias que melhoram processos e ainda fazer negócios com uma ampla variedade de máquinas e equipamentos com muita tecnologia embarcada e expositores da agricultura familiar.
E o que a organização do evento tem de expectativas?
São as melhores, pois além de ingresso livre, teremos um dia a mais de feira e registramos um considerável aumento de expositores, sendo que estamos com fila de espera para participação nas próximas edições. Todo o trabalho será recompensado pela presença de um grande público que esperamos receber, especialmente nossos associados, agricultores e comunidade em geral.