Consolidada como um dos maiores eventos de tecnologia no Brasil, a Gramado Summit apresenta as principais tendências e soluções em mercados como os de saúde, de educação, comunicação e empreendedorismo. Especialistas renomados sobem ao palco para compartilhar conhecimento com o público, mas não é só isso: a feira de negócios que ocorre simultaneamente é um ambiente efervescente de troca de ideias e, principalmente, de conexões que geram negócios.
São quase 30 mil m² de área dedicada à feira, onde mais de 500 empresas mostram suas ideias, vendem soluções e buscam parceiros. Começando pelas startups, dispostas em balcões para apresentar seus projetos, chegando a grandes estandes montados por companhias do setor tecnológico, a Gramado Summit prepara um lugar onde as coisas tendem a acontecer. Por mais que seja dedicado a negócios, muitas companhias fazem questão de mostrar que dominam o assunto e, por isso, também oferecem palestras, seminários e outros tipos de atividades.
– A Gramado Summit surge em 2017 com essa ideia de conexão do grande com o pequeno. O evento nasceu para dar esse espaço, para que o startupeiro em estágio inicial tivesse como se conectar com grandes empresas, além de acesso a conhecimento e investimento. Fomos nos aproximando de grandes marcas que tinham interesse em inovação. Hoje, damos voz para todo mundo e todas as ideias podem ser ouvidas e conectadas – comemora o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.
As chamadas startups alpha, em estágio inicial, ocupam balcões onde têm a oportunidade de mostrar suas soluções ao mercado e buscar a validação do modelo de negócios. Entre os cerca de 15 mil visitantes, muitos potenciais clientes ou investidores passam pela feira. Já os estandes das grandes corporações chegam a medir 100 m², com espaço suficiente para uma série de atividades durante os três dias de evento.
A variedade também alcança os segmentos presentes na feira. Com o objetivo de fomentar a conexão entre diferentes elos da economia, a Gramado Summit reúne empresas de marketing, e-commerce e tecnologia, chegando a especificidades como saúde, educação, alimentação e turismo. Além disso, órgãos governamentais também marcam presença, apresentando soluções e buscando opções de parceria e de investimento.
O CEO e fundador da Silva Lopes Advogados, Layon Lopes, observa como a oportunidade que os empreendedores têm de mostrar a relevância de seus negócios e como podem ajudar a construir um mundo melhor. Afinal de contas, trocar experiências com outros players do ecossistema é fundamental para o crescimento do negócio e do próprio ecossistema. A empresa, especializada em soluções para o mercado tecnológico, tem presença confirmada.
– A Gramado Summit adotou um espaço que antes não existia no Sul do país. Pioneira, além de ser um dos principais eventos do setor de tecnologia e inovação do Brasil, proporciona aos participantes a troca de experiências e ideias em um ambiente efervescente e enriquecedor, o que impulsiona o ecossistema. Ela é necessária para o crescimento do setor – afirma Lopes.
Para visitar a Feira de Negócios, basta estar entre os espectadores do evento. Os passaportes já estão nos últimos lotes, então é bom garantir um lugar na plateia e um espaço na agenda. A Gramado Summit ocorre entre os dias 10 e 12 de abril de 2024, no Serra Park, em Gramado.