Se os vinhos tintos dominam as épocas mais frias do ano, nos aquecendo e aconchegando, as bebidas brancas e rosés, espumantes e champagnes assumem o protagonismo nos meses mais quentes, trazendo uma explosão de frescor e leveza.
Mas, você conhece cada um deles? Com acidez vibrante e aromas cítricos, vinhos brancos são os aliados perfeitos para os dias mais ensolarados, enquanto os espumantes e os frisantes, com suas borbulhas efervescentes, são ótimos para bebericar e podem ser consumidos tanto sozinhos quanto adicionados a drinks. Já os vinhos rosés também ganham destaque com a sua versatilidade, sendo possível os combinar de forma descomplicada com pratos leves, churrascos informais e encontros à beira da piscina.
Confira abaixo um guia prático e fácil que o Rissul preparou para descomplicar as suas escolhas nesse verão:
Vinhos Brancos
Os vinhos brancos tendem a ter uma coloração amarelo palha e, muitas vezes, até com reflexos esverdeados. Com bastante brilho, são ideais para as tardes de calor.
Origem: são produzidos a partir de uvas verdes ou com cascas não pigmentadas;
Temperatura: o ideal é servir entre 8ºC e 10ºC, ou seja, uma ótima e refrescante escolha para o verão;
Combina com: com acidez natural, são ideais para acompanhar pratos leves, frutos do mar, saladas e queijos mais suaves.
Vinhos Rosés
Sua coloração vai desde aquele bem clarinho, passando pelo clarete, pelo rosa e pelo cereja, até chegar no alaranjado e no salmão. Quanto maior a intensidade da cor, menor vai ser a acidez, e maior será a quantidade de álcool, taninos e doçura.
Origem: feito a partir de uvas pigmentadas, é o menor contato com a casca (em comparação ao vinho tinto) que torna a sua cor mais rosada;
Temperatura: conhecidos pelo frescor e corpo leve, deve ser servida entre 8ºC e 10ºC, já que temperaturas menores podem anestesiar a boca e dificultar a apreciação;
Combina com: saladas, pratos de frango, peixes grelhados e aperitivos;
Espumantes
Em versão branca ou rosé, o espumante pode ser facilmente identificado nas taças com suas pequenas bolhas de gás carbônico que correm da base do copo até a superfície, se transformando em um colar de espuma. É daí que se origina o famoso nome: espumante.
Origem: uma das combinações mais usadas em espumantes ao redor do mundo envolve asuvas Chardonnay ePinot Noir. Como estamos falando de uma uva branca e outra tinta, o resultado pode umespumante branco ou rosé;
Temperatura: devem ser servidos frescos, mas nunca muito frios. Entre 6ºC e 8ºC é o ideal para diversas ocasiões, desde celebrações até momento descontraídos entre amigos e família;
Combina com: frutos do mar, queijos, canapés e até mesmo pratos mais pesados como massas e carnes, dependendo do espumante.
Vinhos Frisantes
Assim como os espumantes, os frisantes têm a presença de bolinhas de carbono. No entanto, o vinho frisante é menos gaseificado e possui menos espuma, sendo uma opção mais sutil. Por ser uma bebida relativamente simples, também é comum que seja mais barata.
Origem: pode ser feito com qualquer uva, logo você pode encontrar frisantes brancos, tintos e rosés. Além disso, ele pode ser seco ou doce, sendo esta última versão mais fácil de encontrar;
Temperatura: a temperatura ideal para o consumo desse estilo de vinho está entre os 6ºC e 8ºC, o que explica esse toque de refrescância a cada gole;
Combina com: são ótimos para bebericar sozinhos ou acompanhando petiscos como canapés, queijos variados, frutas frescas e sobremesas leves.
Champagnes
Você já ouviu a frase “todo champagne é espumante, mas nem todo o espumante é champagne”? Isso pode parecer estranho, mas é verdade. A explicação é simples. Por convenção histórica, ficou decidido que somente os vinhos espumantes feitos na região de Champagne, na França, poderiam ser chamados assim.
Origem: devem ser feitas apenas à base das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier
Temperatura: o ideal é servir entre 8ºC e 9ºC para vinhos mais jovens e algo em torno de um ou dois graus a mais para seleções especiais ou vinhos com alguma evolução e aromas mais complexos;
Combina com: frutos do mar, queijos macios, aves e pratos mais suaves.
Mas essas são só as dicas básicas! Não tenha medo de testar do seu jeito, experimentar combinações diferentes e deixar a sua imaginação fluir. O importante é curtir um verão fresquinho e aproveitar a diversidade dessas opções para descobrir quais combinações mais agradam o seu paladar.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite e confira mais ofertas no encarte Verão Refrescante Rissul, com validade de 18 a 27/01. Além disso, todas as promoções do Rissul estão disponíveis pelo WhatsApp, basta enviar a mensagem “Quero receber ofertas!” para (51) 99678-4440 e seguir as instruções na hora de selecionar a sua loja favorita. Pronto, agora é só conferir tudo na tela do seu celular!
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.