O dinamismo da economia e do mercado exige que empresários e executivos estejam sempre antenados. Por isso, mais do que representar os varejistas, o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre se propõe também a produzir e transmitir conhecimento aos lojistas e seus colaboradores. Além disso, oferece uma série de benefícios aos associados.
Com uma diretoria formada por empresários do setor, a entidade tem o varejo em seu DNA. Por isso, conhece muito bem as dores e os desafios para desenvolver o comércio, impulsionando a economia e o desenvolvimento. Atuando há 86 anos, o Sindilojas Porto Alegre é um polo de inovação e relacionamento à disposição dos lojistas.
– Além de sermos uma representação importante para os varejistas, também olhamos para a economia, a fim de ajudar na perenidade da empresa, na continuidade desse negócio – relata o superintendente do Sindilojas Porto Alegre, Alexandre Peixoto.
Confira 5 motivos para fazer parte da entidade e ter acesso a serviços e produtos que podem ser o grande diferencial para o seu negócio:
1) Conhecimento
O Sindilojas Porto Alegre tem foco na produção de conhecimento sobre varejo. Com cursos presenciais e a distância, o programa Varejo Educação oferece lições sempre atualizadas, com orientação de profissionais que vivem o dia a dia do setor. Ao mesmo tempo, treinamentos para um melhor atendimento presencial são constantes.
2) Tecnologia
O Co.nectar Hub é o espaço criado pelo Sindilojas Porto Alegre para conectar pequenos e médios negócios no desenvolvimento de soluções para o varejo. Localizado no Centro Histórico da Capital, o local é ocupado por diversas iniciativas. Entre esses projetos estão oito startups que foram selecionadas pela entidade para um programa de aceleração. Até o fim de 2023, eles vão se relacionar com a base de associados a fim de entenderem as demandas e entregarem produtos que as resolvam de forma eficiente.
3) Serviços
Associados do Sindilojas Porto Alegre contam com assessoria nas áreas jurídica, digital e de gestão, entre outras. Além disso, dispõe de plano de saúde de primeira linha com o intermédio da entidade, serviços de telefonia e uma série de outros produtos. Já o Núcleo de Pesquisa trabalha para entregar sempre relatórios atualizados sobre tendências de compras, que norteiam as compras dos lojistas.
4) Relacionamento
O poder do networking é explorado por meio de eventos com varejistas e parceiros de outros setores. O Café com o Lojista, promovido há mais de 10 anos de forma itinerante, consiste em encontros mensais para levar palestras sobre temas latentes. Além disso, a Feira Brasileira do Varejo (FBV) reforça anualmente a sua relevância como uma das maiores feiras do segmento no país, reunindo empreendedores, fornecedores e grandes nomes do varejo em um só lugar.
5) Oportunidades
Além de associado efetivo (lojistas), a categoria de associado colaborador (outros setores) recebe interessados em fazer parte do ecossistema que dá propulsão para o varejo, com os mesmos direitos e acesso aos benefícios. Interessados em oferecer serviços ou produtos aos lojistas podem aderir e participar dos eventos e iniciativas.